Bordado brasileiro é tema de exposição em São Paulo

A mostra acontece no A CASA museu do objeto brasileiro e conta com trabalhos de bordadeiras e bordadeiros dos 27 estados

Grupo Janela Carioca – Morro de Santa Marta – Rio de Janeiro (RJ) (Marcos Muzi/A CASA museu do objeto brasileiro)

Bordadeiras e bordadeiros dos 27 estados brasileiros expõem seus trabalhos na exposição A Casa Bordada até o dia 13 de agosto. A mostra foi idealizada pela diretora geral do A CASA museu do objeto brasileiro (onde acontece a exibição), Renata Mellão, e tem curadoria de Renato Imbroisi, que selecionou as peças e objetos. O projeto de montagem reproduz a estrutura de uma casa, com paredes, portas, janelas, cômodos, divisórias, toda feita em tecidos bordados – é uma casa construída com pano, agulha e linha.

(Marcos Muzi/A CASA museu do objeto brasileiro)

Ao todo, são 60 participantes – entre grupos, cooperativas, associações e artesãos individuais – e mais de 200 peças expostas. A exposição representa um levantamento inédito do bordado brasileiro, técnica trazida por colonizadores e imigrantes, que adquiriu feições, usos e costumes nacionais, ao mesmo tempo semelhantes e distintos entre si – como, por exemplo, o bordado com lantejoulas e pedraria característico do Bumba Meu Boi maranhense ou o ponto russo praticado em Primavera do Leste, no Mato Grosso, ensinado por uma comunidade de imigrantes russos às bordadeiras locais, que utilizam apenas fios de algodão puro, já que se trata de uma região de intenso plantio de algodão.

Central Veredas – Arinos MG (Marcos Muzi/A CASA museu do objeto brasileiro)

“Senti vontade de iluminar as práticas artesanais do bordado de várias partes do Brasil através de cursos e palestras”, diz Renata Mellão. Além da mostra, serão realizados cursos, rodas de conversa, palestras e seminários sobre o bordado e assuntos relacionados, como criação, moda, design, artesanato têxtil, mercado, entre outros. Haverá ainda uma feira com venda de peças e objetos bordados pelos artesãos participantes durante um fim-de-semana.

(Marcos Muzi/A CASA museu do objeto brasileiro)

A CASA BORDADA

Quando: 11 de maio a 13 de agosto de 2017, de terça a domingo, das 10h às 18h30

Onde: A CASA museu do objeto brasileiro (Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros, São Paulo/SP)

(Marcos Muzi/A CASA museu do objeto brasileiro)

(Marcos Muzi/A CASA museu do objeto brasileiro)

 

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s