CASA CLAUDIA comemora 40 anos com tour exclusivo na Japan House

O curador da casa Marcello Dantas guiou nossos convidados dando detalhes sobre a cultura japonesa e o bambu, protagonista da primeira exposição do local

Fachada com Hinoki e Cobogós (Rogério Cassimiro/Japan House)

Como parte das comemorações dos 40 anos de CASA CLAUDIA, reunimos nesta noite (18) arquitetos, designers e artistas que fazem parte da história da revista para uma visita guiada exclusiva na Japan House – novo espaço de cultura, gastronomia e tecnologia instalado no número 52 da Avenida Paulista, em São Paulo (SP).

Exposição “Bambu – Histórias de um Japão” (Victor Abex/CASA CLAUDIA)

Marcello Dantas, curador da casa, apresentou aos convidados a proposta do espaço, que pretende mostrar o Japão contemporâneo aos brasileiros, e deu detalhes sobre a primeira exposição “Bambu – Histórias de um Japão”. “A Japan House é um lugar para se estar, para apreciar a cultura inesgotavelmente fascinante do Japão e fazer um intercâmbio cultural, econômico e de ideias”, disse o curador. Marcello fez questão de frisar que ali nada é em exagero, não existe luxo. “Tudo é feito da maneira mais discreta possível. Vamos mostrar o enorme universo do Japão a partir da simplicidade. Desejamos que o pensamento e o modo de vida japonês instigue e inspire o brasileiro a uma nova maneira de ver o mundo”, complementou.

(Rogério Cassimiro/Japan House)

Durante a visita, o estilo minimalista japonês pôde ser apreciado por todos. “O projeto é de Kengo Kuma, que bebeu na fonte inesgotável dos artesãos japoneses para criar sua arquitetura”, disse Marcello. Um espaço sem paredes, com muita madeira, entrada de luz natural em todos os ambientes e jardins presentes em diversos cantinhos compõe a arquitetura e decoração do local.

Convidados de CASA CLAUDIA na visita guiada pela exposição “Bambu – Histórias de um Japão”, na Japan House (Victor Abex/CASA CLAUDIA)

Entre os convidados desta noite, estavam os arquitetos Roberto Negrete, Paloma Yamagata, Bruno Rangel, Bruno Simões, Yáskara Jaeger, Flávia Gerab, Eduardo Mera; os designers Fernando Jaeger, Fernando Prado, Ana Neute, Joana Lira, Carol Gay, Paulo Goldstein, Tiago Curioni, Adriana Yazbek; a artista Calu Fontes; o curador de arte Waldick Jatobá e a equipe de CASA CLAUDIA. Confira as fotos:

Na edição comemorativa de CASA CLAUDIA, que está nas bancas, além de conferir mais detalhes sobre a Japan House, você encontra uma retrospectiva de quatro décadas de décor, as tendências mais badaladas da Semana de Design de Milão, os motivos que tornam a casa brasileira única e como usar veludo, papel de parede e biombos na decoração – um trio glamuroso. Não perca!

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s