Design em vidro é tema da exposição Odisseia

A mostra acontece em São Paulo e apresenta a fluidez e a versatilidade do vidro aplicadas em peças de design desenhadas por grandes nomes da área

A fluidez e a versatilidade do vidro em peças de design é o tema da exposição Odisseia da Glass 11 que CASA CLAUDIA pôde conferir hoje, com exclusividade, na Galeria Nicoli, em São Paulo (SP). A mostra acontece de 17 de fevereiro a 14 de março.

Mesa de Centro Nébula - Leo Di Caprio “Uma cascata horizontal de chapas de vidro fazem referência ao modernismo e seus desafios das estruturas em balanço dentro de uma estética minimalista e etérea”.

Mesa de Centro Nébula – Leo Di Caprio
“Uma cascata horizontal de chapas de vidro fazem referência ao modernismo e seus desafios das estruturas em balanço dentro de uma estética minimalista e etérea”. (Tatiane Domiciano)

Grandes nomes do design participam da exposição e mostram maneiras de usar esta matéria-prima em mobiliário, uma arte delicada e de difícil execução. Entre eles estão 80e8 Design, Andrea Macruz, Carol Gay, Outra Oficina, Paulo Goldstein e Tiago Curioni, que fazem parte da equipe fixa da galeria, além dos designers da Glass 11: Zanini de Zanine, Leo Di Caprio e Rodrigo Ohtake. As peças são exclusivas e numeradas, direcionadas aos colecionadores e amantes do design.

“A Galeria Nicoli conta com um grupo de designers brasileiros contemporâneos e nasceu com o objetivo de estimular e divulgar a produção de talentos consagrados e em amadurecimento. Além disso, queremos facilitar o acesso ao design exclusivo”, explica Carla Nicoli Pilão, proprietária da galeria.

As obras passaram pela avaliação de Carla, Bruno Simões, curador de design da Galeria Nicoli e Matheus Primi, da Glass 11 e, juntos, eles decidiram quais peças traduziam melhor o objetivo da parceria: fomentar a produção do design conceitual brasileiro, reforçar a visão do design como arte e aproximar o público de projetos artísticos em vidro.

“O vidro é um material pouco explorado no Brasil em termos de design. A nossa ideia é mostrar para as pessoas que existem mobiliários desse material, assim como existem móveis de madeira. Queremos mostrar esse potencial, elevar o material nas mãos das pessoas”, declara Matheus Primo, da Glass 11.

Confira algumas peças que estarão expostas na Galeria Nicoli:

Mesa e Poltrona Brigadeiro - Carol Gay “A inspiração da coleção surgiu da pesquisa de doces tipicamente brasileiros. O doce desperta emoções, é repleto de sensações e significados. O escolhido foi o brigadeiro. O granulado foi usado como base para o formato dos desenhos entre vidros”

Mesa e Poltrona Brigadeiro – Carol Gay
“A inspiração da coleção surgiu da pesquisa de doces tipicamente brasileiros. O doce desperta emoções, é repleto de sensações e significados. O escolhido foi o brigadeiro. O granulado foi usado como base para o formato dos desenhos entre vidros” (Massimo Failutti)

Poltrona Hum - Zanini de Zanine “A poltrona Hum nasceu do conceito da simplicidade, usando a geometria aplicada em formas. A inspiração veio do cotidiano, caixas e engradados de fruta utilizados na feira livre"

Poltrona Hum – Zanini de Zanine
“A poltrona Hum nasceu do conceito da simplicidade, usando a geometria aplicada em formas. A inspiração veio do cotidiano, caixas e engradados de fruta utilizados na feira livre” (Massimo Failutti)

Namoradeira Palito - Paulo Goldstein

Namoradeira Palito – Paulo Goldstein (Massimo Failutti)

Mesa Lateral Gota - Zanini de Zanine

Mesa Lateral Gota – Zanini de Zanine (Massimo Failutti)

Confira o vídeo em que os designers falam sobre o processo criativo das peças:

banner2017

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s