Galeria MAPA expõe os Móveis Z, de Zanine Caldas, em mostra

A mostra UM SÉCULO DE MOBILIÁRIO ASSINADO relembra obras icônicas de artistas que marcaram época até o dia 29 de junho, em São Paulo

A Galeria MAPA apresenta, a partir de quinta-feira (8), a exposição UM SÉCULO DE MOBILIÁRIO ASSINADO, aberta ao público até o dia 29 de junho, em São Paulo. Com curadoria de João Pedrosa, a mostra enaltece peças icônicas que representam as tendências do último século, incluindo as obras do brasileiro José Zanine Caldas

A exposição tem início no final século XIX, com duas peças que representam as tendências Arts & Crafts e Art Nouveau da época, estilos que perduraram para o século XX. Uma assinada pelo norte-americano Gustav Stickley, e outra pelo francês flamboyant Louis Majorelle.

No conjunto dos anos 1950/60, a mostra exalta o maior criador e inovador do período, José Zanine Caldas, com destaque para Os Móveis Z: um aparador minimalista, uma poltrona estofada de couro tressé, uma poltroncina, e uma chauffeuse, que marcaram gerações. Outros nomes importantes da época, como Sérgio Rodrigues e Rino Levi, também são homenageados.

(Galeria MAPA/Divulgação)

Os anos 60 e 70 estão representados por um sofá “love seat” de Percival Lafer, cuja marca resiste até hoje. Por uma mesa de centro em alumínio, criada especialmente para vazar a água da chuva, do mais chic e genial designer de móveis para terraço de todas as épocas, o norte-americano Richard Schultz. 

(Galeria MAPA/Divulgação)

Os anos 80 comparecem com seus dois principais looks iniciais, o High-tech e o Memphis. O primeiro, através de um surpreendente aparador de plástico preto, néon, e acrílico transparente, do saudoso Fulvio Nanni. E por outra peça, ainda mais surpreendente: uma cadeira de Michele de Lucchi. 

(Galeria MAPA/Divulgação)

“Acredito que esse conjunto consegue representar, e demonstrar, numa rápida equação visual, criando uma verdadeira linha do tempo, toda a evolução formal por que passou o mobiliário assinado no século XX, através de obras instigantes, e de criadores muito talentosos, e diversificados”, conta o curador João Pedrosa.

SERVIÇO

GALERIA MAPA

Rua Costa, 31 – galeria (travessa da rua Bela Cintra, sentido centro)

Estacionamento cortesia na rua Bela Cintra, 314

de 2ª a 6ª , das 10H às 18H30  tel: +55 11 2337 3770

Sábados somente sob agendamento

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s