Hugo França explora conexão com Exu em mostra inédita no MAC USP

Destaque da instalação é um pequi de 1.200 anos e quatro toneladas totalmente suspenso no vão livre do Museu de Arte Contemporânea, em São Paulo

Em Hugo França – Um Tronco para Exu, o designer brasileiro aborda pela primeira vez a ligação de seu trabalho e dos anos vividos em Trancoso, na Bahia, com o Exu e seu significado na mitologia afro-baiana. A mostra inédita fica em cartaz até o dia 13 de agosto no Museu de Arte Contemporânea (MAC USP), em São Paulo.

LEIA MAIS: Paulo Mendes da Rocha é homenageado em exposição no MuBE

(André Godoy/Divulgação)

Na instalação, que conta com curadoria de Diógenes Moura, o destaque é uma grandiosa peça feita de um pequi de 1.200 anos e quatro toneladas, completamente suspenso. Suas marcas, rugas, veios e buracos foram cuidadosamente mantidos pelo artista. “A força transformadora desse orixá me inspira e me conecta ao pequi-vinagreiro, matéria-prima que reverencio e respeito”, diz o designer.

LEIA MAIS: Inês Schertel ganha primeira mostra individual internacional

(André Godoy/Divulgação)

A madeira, que seria descartada, ganha vida com o trabalho do artista que ressignifica o conceito da motosserra, símbolo de destruição das florestas. “Pela primeira vez, tenho a oportunidade de mostrar a monumentalidade de uma raiz milenar, com o brutalismo que lhe é peculiar, estabelecendo um diálogo poético como o arquétipo de Exu na mitologia afro-baiana”, completou Hugo França.

(André Godoy/Divulgação)

Serviço

Exposição: “Hugo França – Um tronco para Exu”.

Visitação: de 9 de abril e 13 de agosto de 2017 – terça das 10 às 21, quarta a domingo das 10 às 18 horas. Segundas fechado.

Entrada gratuita

Endereço: MAC USP – Av. Pedro Álvares Cabral, 1301.

(Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s