12 dicas de Feng Shui no banheiro para manter boas energias

Os banheiros tem uma grande influência nas casas: de acordo com o Feng Shui, o espaço drena boas energias! Aprenda a combater estes efeitos com técnicas da arte chinesa

Banheiros tem, de fato, uma má reputação dentro do Feng Shui – a arte militar chinesa leva a localização deste ambiente muito a sério, já que ele pode ser responsável por drenar as energias boas de sua casa!

Tudo depende da direção cardeal da planta em que ele foi colocado. Se reformar ou reconstruir não é uma opção realista, alguns truques podem minimizar o efeito prejudicial.

01-antes-e-depois-banheiro-renovacao-classica

Mas antes de aprendê-los, é importante entender a relação entre as regiões com os elementos e quais são os efeitos do banheiro construído em cada área da casa!

Todos os pontos cardeais estão relacionados a um aspecto da vida que é, por sua vez, correspondente a um elemento. As energias influenciadoras destes aspectos, tanto positivas quanto negativas, podem ser aumentadas ou diminuídas de acordo com uma combinação de cores e objetos: geralmente de outros elementos, considerados dominantes. Isso sigifica que, ao usar objetos e cores relacionados à água, você enfraquece as energias do fogo. Ao usar fogo, enfraquece energias da madeira, e assim por diante.

rosa dos ventos do feng shui

NORTE: a área da carreira corresponde ao elemento água, representado por nuances de azul e preto.

NORDESTE: zona da educação e do elemento terra, suas energias positivas ficam mais fortes com marrom, amarelo e rosa.

LESTE: influencia as relações da família e a saúde. Do elemento madeira, tons terrosos e verdes colaboram com as energias positivas desta zona.

SUDESTE: na área das finanças, este ponto cardeal também é representado pela madeira e o verde.

SUL: sucesso e reputação dependem do sul, regido pelo elemento fogo e cor vermelha.

SUDOESTE: alinhado ao romance, o sudoeste também corresponde à terra e as cores marrom, rosa e amarelo.

OESTE: com o metal como elemento, os tons branco, dourado e prateado tem influência sob a criatividade.

NOROESTE: o último ponto cardeal está relacionado às amizades e pessoas boas na sua vida, também regido pelo metal e suas cores.

Não há como fugir: o banheiro deve fazer parte da casa e ele irá, invariavelmente, afetar uma dessas áreas. Se colocado no sudeste, área das finanças, por exemplo, ele irá pesar a balança para a falta ou má administração do dinheiro, aumento de dívidas e por aí vai.

Para não deixar a energia ir – literalmente – pelo ralo em qualquer banheiro, atente-se a estas recomendações – elas são tão simples, que você vai se perguntar por que não fez isso antes:

3-banheiro-decorado-com-subway-tiles

1. Mantenha a porta do banheiro sempre fechada!

2. O mesmo vale para a tampa do vaso, que deverá ficar sempre abaixada.

3. Troque azulejos quebrados ou cortinas rasgadas assim que o estrago for feito – não espere demais! Atente-se sempre aos vazamentos ou torneiras deixadas abertas por acidente – a água correndo sem controle leva as boas energias pelo ralo.

4. Não deixe os ambientes serem tomados pelo excesso de objetos. Mantenha-o sempre limpo, fresco e arejado para a energia circular.

5. Aprenda a combinar espelhos ao Feng Shui para favorecer sua vida! Na porta do banheiro, ele ajuda a refletir as energias boas de volta para a casa.

6. Banheiro no nordeste ou sudoeste da casa? Invista em tons metálicos e amadeirados! Eles anularão as energias negativas concentradas no elemento da terra, sem afetar demais as positivas.

banheiro-com-banheira-classica-e-cortinas-rosas

7. Os tons terrosos, nudes e o belíssimo rosa vintage, tendência nos banheiros, fazem o mesmo para o ambiente no Sul. Um geodo ou bola de cristal na janela, ao refletir a luz, ajuda na absorção da energia negativa do fogo.

8. O azul e o preto devem ser usados em banheiros no norte da casa, já que fortificam os laços entre o espaço e o elemento que o representa. Também é importante que eles tenham acessórios em madeira e plantas bem verdes, responsáveis por enfraquecer a energia negativa acumulada no elemento.

9. Quando no leste, as energias positivas vão pelo ralo e concentram-se as forças negativas da terra no banheiro. Para anulá-las é só usar velas, já que fogo enfraquece o elemento. Tons quentes também são recomendados no décor!

10. No oeste ou noroeste, enfraqueça a energia negativa usando tons terrosos, amarelo, rosa, azul e preto: os três primeiros enfatizam as boas energias do metal, e o resto é responsável por controlar as más.

11. Evite construir o banheiro bem no centro da casa. Quando no andar de cima, atente-se à sua posição em relação à cozinha e à entrada: não o deixe em cima de nenhuma das duas!

12. Não deixe a porta do banheiro de frente para as portas do quarto, cozinha ou sala de jantar: ele irá sugar toda a energia destes ambientes! 

Leia também:

Renove sua casa com técnicas de Feng Shui

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s