4 ambientes pensados para os pequenos prazeres do cotidiano

Em meio à agitação urbana, é possível ter momentos de tranquilidade em casa, como mostram estes quatro cantinhos

1. Cantinho Gourmet

O freezer ganhou uma ilustração e foi customizado pelo designer Frederico Ming, amigo de Renata. Sobre a mesa, fruteira de três andares da Corporação de Ofícios e tábua de carne da Amoreira. O piso de cimento queimado dá um toque de leveza ao espaço, assim como a parede de tijolinhos brancos. (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

A artista plástica Renata Feliciano fez uma reforma radical em casa para montar seu pergolado superequipado. “Meu marido e eu adoramos receber os amigos e queríamos um espaço aconchegante e flexível”, conta. No ambiente, todo aberto, há cozinha, mesa de jantar e um pequeno living, decorados com peças com história, como a geladeira antiga, que pertenceu ao avô da moradora. Assinado pela paisagista Mariana Soares, o jardim começa no teto, de onde cai a trepadeira sapatinho-de-judia.

À esquerda e em cima, canecas (9 reais, cada uma), concha de medida (32 reais), boleira Lousa (136 reais) e pote de madeira (48 reais). Tudo da Corporação de Ofícios. À direita, saladeira (84 reais), prato (42 reais) e fôrma de pizza de pedra-sabão (140 reais). Tudo da Amoreira. Guardanapo (25 reais) do Studio Bergamin. À esquerda e embaixo, assinada pelo estúdio Outra Oficina, a fruteira Baquetas é feita com o acessório musical e vale 1 260 reais no Studio Bergamin. À direita, copos (os preços variam entre 20 e 42 reais, cada um), taça (45 reais) e bandeja (268 reais). Tudo da Collector. Pote vermelho (180 reais) do Studio Bergamin. (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

2. Ofurô ao ar livre

Ofurô e deque da Multiforma, sob a sombra do jardim, criado pelo arquiteto. Poltrona Mesh e garden seat Hibrid Sky, ambos da Tidelli. A bolsa de fibra natural veio da Dpot Objeto, e a jarra de vidro, da Vista Alegre. Bandeja da L’Oeil, cestos da Breton e Westwing e manta da By Kamy. (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

Na casa do arquiteto Fábio Marins, o jardim orientou o projeto de arquitetura. “Todos os ambientes são voltados para o pátio”, diz. É nesse lugar da casa que ele e sua mulher, Mariana, passam momentos relaxantes no ofurô, cercado por um manacá, que garante a sombra gostosa. A madeira de demolição do deque ajuda a aquecer o ambiente. Outra atração é o jardim vertical. “Instalei blocos canaleta, geralmente usados em estruturas, para criar nichos onde posso colocar vasos”, explica Fábio.

À esquerda e em cima, a garrafa com rede menor sai por 358 reais na Breton. A maior (788 reais) e o vaso de vidro (540 reais) são da Westwing. Cesto (672 reais) da L’Oeil. À direita, cesto de palha de carnaúba, do projeto A Gente Transforma, coordenado por Marcelo Rosenbaum. Por 207 reais na Dpot Objeto. À esquerda e embaixo, Ideal para áreas externas, o tapete Revolution é feito de vinil, poliéster e fibra de vidro. Vale 550 reais, o metro quadrado, na By Kamy. À direita, com desenho orgânico, a fruteira de metal Mantiqueira confere um ar rústico ao décor. Por 1 604 reais na Breton. (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

3. Selva Urbana

O piso de ladrilho hidráulico forma um tapete sobre o cimento queimado (revestimentos executados pela Dalle Piagge). Os hangers foram desenhados pela paisagista e produzidos sob encomenda em macramê. Atração do ambiente, a rede azul veio da Dpot Objeto. (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

Basta fechar os olhos e sentir o cheiro das plantas para se transportar até uma paisagem imaginária nesse pequeno jardim. É aqui que o casal de moradores desacelera depois de um dia corrido. “A ideia foi criar uma florestinha mesmo, uma imersão no verde”, explica o arquiteto Fernando Falcon, sócio de Rodrigo Cerviño Lopez no escritório Tacoa. Para isso, convocaram a paisagista Dani Ruiz, que escolheu folhagens exuberantes em suportes variados. A rede colorida completa a atmosfera de sossego.

À esquerda e em cima, banqueta de cedro (1 170 reais). Acima, vaso de cerâmica azul (126 reais) e cachepôs craquelados (de 48 a 98 reais, cada um). Na L’Oeil. À direita, bowl Ovo (964 reais, o maior, e o menor, 851 reais) feito de massa de papelão. Jogo americano Broinha (851 reais). Da Dpot Objeto. À esquerda e embaixo, almofada Fine Art (490 reais) e manta de algodão, feita de ponto vazado e trançada a mão (975 reais). À venda na Codex Home. À direita, com um ar antiguinho, a vitrola Diamond Bamboo (1 149 reais) possui base de madeira. Da Westwing. (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

4. Clima de Spa

Móveis sob medida feitos de cumaru (Marcenaria Judsi), banheira da Teuco (Ibiza), tamborete e mesinha da Zara Home e vasos da Breton, Kimi Nii, Dpot Objeto e L’Oeil. A bandeja veio da Breton, e a toalha branca, do Mundo do Enxoval. As esquadrias de PVC são da Fenstek. (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

A área da piscina, pouco usada em um terraço a céu aberto, deu lugar ao ambiente com banheira de imersão e sauna. “O espaço foi totalmente reformulado com a construção do telhado metálico e a instalação de esquadrias de PVC”, explica a arquiteta Monika Grond, autora do projeto em parceria com Luciana Costa. O casal de moradores, que adora curtir a casa, passa boa parte do tempo em seu spa particular, que ficou ainda mais confortável com a presença da madeira no piso e nas paredes.

À esquerda e em cima, caixa de ferro (593 reais), da L’Oeil, e travessa de cerâmica grande com base
(593 reais), da Kimi Nii. Os cosméticos são da Jo Malone. À direita, tábua M (384 reais), da Marché Art de Vie, e pote Bola (221 reais), feito de pedra-sabão, da Dpot Objeto. O sabonete é da Lush. À esquerda e embaixo, com linhas suaves, moringa Eucalipto (164 reais) e travessa Casca Rasa PP (206 reais). Ambos da Kimi Nii. À direita, a jarra Tropical (508 reais) e a tigela (107 reais) são da Vista Alegre e fazem
uma composição harmônica em tons de azul. (Christian Maldonado/Revista CASA CLAUDIA)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s