6 soluções inteligentes para 3 problemas de decoração na sala de estar

Sua casa não possui hall de entrada, a sala é estreita ou tem muitas janelas? Confira 6 soluções incríveis para esses problemas

Destinada a reuniões com amigos, com a família e até para o lazer após um dia longo de trabalho, a sala de estar precisa ser planejada com dedicação. Às vezes, não importa o capricho colocado no décor, algo não parece certo.

Você provavelmente possui um desses três problemas: sua casa ou apartamento não possui um hall, sua sala é muito estreita, ou você tem janelas demais! Confira soluções práticas para resolvê-los e transformar o living:

PROBLEMA 1. A casa não possui hall

Não são raras as casas e apartamentos que não possuem um hall tradicional, tendo a porta de entrada na sala. O que fazer se seu lar é assim? Parece difícil, mas não é: crie um hall “falso”!

SOLUÇÃO 1. Criar uma entrada falsa

01-6-soluções-inteligentes-para-3-problemas-de-decoração-na-sala

Em cada lado da porta, crie áreas de interação para quem acaba de entrar na casa: de um lado, coloque um banco e ganchos para casacos e bolsas. Do outro, invista em uma cômoda de altura mediana com uma bandeja disposta sobre ela, útil para deixar itens necessários no dia a dia como óculos de sol e chaves. Use um espelho para dar o toque final! Bem em frente à porta, entre estes móveis, coloque um tapete. Ele deve ser sempre um pouco maior que a soleira, para não passar a impressão de ser um capacho.

Em frente à esta pequena área criada você terá a parte principal do living, com os sofás e a TV. Entre ela e a entrada, coloque dois pufes ou bancos baixos – eles dividirão o ambiente sem bloquear a visão.

SOLUÇÃO 2. Criar um caminho com divisória

02-6-soluções-inteligentes-para-3-problemas-de-decoração-na-sala

Se a sala não possui um hall, mas é grande, separar o ambiente com um móvel maior pode ser uma boa pedida! Crie um caminho com um banco, uma estante com nichos que possa ser usada pelos dois lados ou um belo aparador. Dê o toque final com uma bela passadeira e uma planta no canto em frente a porta, deixando o ambiente automaticamente mais acolhedor.

No espaço da sala, decore em duplas, arrasando na simetria! Um par de mesas de canto podem emoldurar o sofá, na companhia de luminárias. Coloque uma poltrona de cada lado da mesa de centro. Para ancorar o espaço, coloque um tapete centralizado, deixando um pouco das poltronas e do sofá para fora.

 

PROBLEMA 2. A sala de estar é longa e estreita

Ambientes com um formato retangular acentuado são mais complicados de decorar. A melhor maneira de aproveitar a metragem é dividir o espaço com criatividade, escolhendo criar dois ambientes bem definidos ou investir em um layout fluído.

SOLUÇÃO 1. Combinação retangular e circular

03-6-soluções-inteligentes-para-3-problemas-de-decoração-na-sala

Para fazer o ambiente parecer menos estreito, divida o ambiente em dois grupos, um linear e outro não. Comece com a área principal, investindo em um par de sofás de tamanhos iguais e uma mesa de café entre eles. Em seguida, crie uma segunda área, desta vez circular. Você precisará de quatro cadeiras e uma mesa de coquetel de tamanho médio. Ela representará um segundo espaço útil para pequenas refeições descontraídas, como o café da manhã, ou para passar a noite jogando cartas com os amigos, por exemplo.

Nesta área, adicione um tapete com formas orgânicas – um modelo de pele falsa é uma boa pedida, já que o formato repleto de curvas ajuda a suavizar o espaço.

SOLUÇÃO 2. Dois em um

04-6-soluções-inteligentes-para-3-problemas-de-decoração-na-sala

Outra opção é continuar criando duas áreas, mas de forma que elas interajam entre si. Uma delas será o grande espaço comum, com os sofás, e outra um cantinho confortável!

Entre as duas áreas, coloque uma peça que cumpra dupla função, como um banco que pode ser usado de ambos os lados. Por ser baixinho, a divisão criada é sutil, deixando o ambiente mais aberto e fluído. No canto, coloque uma otomana e duas poltronas na diagonal, de forma que estejam viradas para o centro do ambiente – dessa forma, elas podem ser usadas em conjunto com a área de estar principal. Não coloque tapetes no chão deste nicho para evitar que a decoração pareça muito cheia.

 

PROBLEMA 3. A sala tem muitas janelas e portas

O excesso de janelas e portas dificulta o planejamento de uma sala de estar tradicional, já que muitas vezes alguns móveis bloquearão a estrutura. Você pode aproveitar o ambiente sem ancorá-lo às paredes de duas formas:

SOLUÇÃO 1. Layout central aconchegante

05-6-soluções-inteligentes-para-3-problemas-de-decoração-na-sala

Mantenha a maior parte do espaço próximo às janelas vazio, concentrando o décor no centro do ambiente! Lembre-se de deixar espaço de passagem entre os móveis e atrás dos mesmos – em média, 1,20 metro nas passagens e 60 centímetros de respiro onde não há tráfego.

Aposte em um sofá em formato de L para não precisar investir em dois móveis. Crie um equilíbrio com uma mesa de café grande e uma área com poltronas e mesas de canto. Uma luminária alta também ajuda a aproveitar o espaço vertical e direcionar a visão.

SOLUÇÃO 2. Simetria estruturada

06-6-soluções-inteligentes-para-3-problemas-de-decoração-na-sala

A simetria é sempre bem pensada, resultando em ambientes elegantes. Para aplicá-la em um espaço com este problema, você o dividirá no centro do ambiente para não bloquear as janelas. Combine dois sofás à uma mesa de centro para criar uma moldura, mas atente-se ao espaço deixado, evitando fazer com que a sala pareça amontoada.

Aproveite otomanas, que podem ser movidas conforme necessário, para trazer dinâmica. Em apenas uma das paredes, adicione um pequeno aparador. Aposte em um modelo de linhas simples e limpas, mais sofisticado – ele ajudará a equilibrar o volume do meio do ambiente.

 

Fonte: Real Simple

 

Leia também:

12 erros de decoração e como não os cometer

8 erros de decoração e cuidados com o quarto (e como acertar)

Casa pequena: 4 erros de decoração para evitar

 

banner_gotoshop_casa

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s