As melhores cores para pintar o quarto, de acordo com profissionais

Escolhas como a tinta do quarto serão sempre pessoais, mas profissionais podem ajudar o morador a descobrir a sensação que desejam passar por meio do tom. Confira dicas!

Quando o assunto é pintar o quarto, não poderia haver escolha mais pessoal – o morador precisa se basear em suas preferências e gostos! Apesar disso, algumas dicas de profissionais facilitam esta decisão. Em primeiro lugar, é preciso levar em conta a sensação que se deseja passar com o ambiente e analisar até mesmo como a pessoa dorme.

Sofre de insônia?

quarto-com-paredes-escuras-faz-bem-para-o-sono

Procurar por tons escuros é uma boa pedida para quem não dorme bem. Para Krista Schrock e David John Dick, designers da Disc, existem diversas nuances ricas que enfatizarão o aconchego, colaborando com o momento de dormir – a escuridão, de certa forma, ajuda a manter o ciclo do sono regulado.

Cinzas muito escuros, quase pretos, e marrons profundos, como o da foto, são certeiros! O espaço também continua escuro ao amanhecer, mesmo que um pouco de luz entre pelas frestas das janelas e cortinas.  

Quer relaxar?

branco-reconfortante-aquece-as-paredes-com-acessorios-coloridos

O branco é clássico: reconfortante, deixa espaços com um jeitinho especial de spa, a cara da tranquilidade. Ele é a escolha preferida dos arquitetos da Nate Berkus Associates e da designer Sarah Magness.

Ambos alertam para a intenção ao criar o espaço: como qualquer outra cor, o branco possui nuances e subtons, e combina mais com relaxamento quando bem neutro ou voltado para o creme. É preciso tomar cuidado para não escolher uma tinta pura demais, ou o quarto parecerá um pouco sufocante com o brilho da cor.

O próprio Feng Shui, arte milenar chinesa, enfatiza a força do tom. Saiba mais sobre em nossa matéria sobre cores que transmitem tranquilidade para o lar! 

Cor cheia de estilo

quarto-com-paredes-escuras-em-marrom-rosado-estiloso

A cor favorita da designer americana Abigail Ahern, que possui sua própria marca de tintas, é um marrom com subtom rosado. De acordo com ela, a nuance é aconchegante, mas também rica. Por causa de sua complexidade, é possível criar decorações incríveis ao redor dela. Tudo que é colocado no ambiente em que ela está se torna automaticamente mais estiloso!

Portanto, se sua praia é investir no estilo pela casa inteira, seu quarto será confortável e em voga com essa cor.

 Para ser elegante sem esforço

quarto-com-parede-e-decoração-em-creme-planta-no-canto

Kara Smith, da SFA Design, recomenda tons neutros quentes para decorar quartos. Off-white e marfim compõem paletas suaves e fáceis de combinar, elegantes até mesmo quando se escolhe deixar o ambiente monocromático. Para trazer dinâmica às composições, aposte nas texturas diferentes e nas plantas. A calmaria reina e o ambiente ainda fica sofisticado – não dá para errar!

Fugindo de cor por gênero

quarto-cinza-frio-sem-genero-com-detalhes-azuis-e-verdes

Rosa ou azul como tons de meninos e meninas é coisa do passado. Para Max Humphrey, cores podem ser usadas em qualquer canto independente do gênero do morador – e se a intenção for deixar feminilidade ou masculinidade explícitas pelo décor, a melhor pedida é apostar nos acessórios, não nas paredes.

Ele costuma pintar os quartos em um tom de cinza pálido, voltado para o azul, que vai bem com tudo!  Para combinar, é só alia-lo a outros azuis, preto e branco. O verde-oliva também é super bem-vindo.

Para mudanças

quarto-com-parede-cinza-e-moveis-na-mesma-cor

Se você gosta de mudar a decoração do quarto com frequência, mas não quer se dar ao trabalho de pintar sempre a parede cinza frio é uma boa pedida. O espaço com o tom pode receber acessórios de cores diferentes sempre que o morador desejar sem que a unidade do décor se perca. O ambiente acima, assinado por Tali Roth, do Homepolish, mostra a versatilidade do tom que é repedido nos outros móveis.

Atemporal, esse tipo de cinza combinará com as evoluções da vida de quem dorme no quarto e quaisquer mudanças pelos quais o espaço passar!

Misturinha básica

quarto-pequeno-loft-parede-de-tijolos-branca-e-paredes-pretas

Quando o assunto é paredes de cores diferentes, preto e branco é infalível! Este loft com um quarto pequeno também foi desenhado por Tali Roth e apresenta uma parede de tijolos branquíssima. As outras paredes receberam um tom grafite contrastante, que traz dinâmica ao mesmo tempo em que cumpre a função de equilibrar a luminosidade do ambiente.

Serenidade absoluta

02-quarto-ganha-aconchego-com-paredes-e-moveis-na-cor-azul

A decoradora Mara Porto, de Cachoeirinha, RS, tem a cor azul do mar nas paredes de seu quarto. Para ela, o aconchego é essencial, e o tom transmite essa sensação como nenhum outro consegue. Até os móveis ao lado foram tingidos!

Leia também:

12 quartos com cores que acalmam

16 quartos cheios de estilo e sofisticação

41 quartos de casal com decoração neutra

Fonte: MyDomaine

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s