Cobertura para o pergolado

Você pode cobrir o seu pergolado com plantas, vidro ou policarbonato.

“Estou construindo um pergolado de madeira. Quais são as coberturas indicadas para evitar que a área sob a estrutura fique abafada?”. Suzani Marques Peisoto de Barros, por e-mail.

cc605_secoes24_01

Se você não fechar as laterais, a ventilação natural já garante uma temperatura amena sob o pergolado. Mas ainda é possível sombrear a área por meio de uma cobertura viva. Há diversas trepadeiras adequadas e muitas delas dão flores vistosas e perfumadas. É o caso da sete-léguas (Podranea ricasoliana) e do jasmim-dos-açores (Jasminum azoricum), que crescem rapidamente e se recompõem logo quando são podados.O sapatinho-de-judia (Thumbergia mysorensis) apresenta cachos de pequenas flores amarelo-avermelhadas. Precisa de sol em abundância e solo rico em matéria orgânica e, em troca, oferece uma sombra gostosa e atrai pássaros e beija-flores. Se preferir coberturas transparentes ou translúcidas, você poderá usar vidro ou policarbonato. Existem no mercado opções desses dois materiais com tecnologia para diminuir os ganhos térmicos com a incidência de sol. É importante lembrar que as coberturas transparentes exigem limpeza frequente. As de vidro têm a vantagem de ficar com a aparência de novas após a lavagem, enquanto as de policarbonato, com o tempo, mostram sinais de desgaste. A seu favor, essa última apresenta um custo três vezes menor.

Consultores: arquiteta paisagista Eliane Fortino, tel. (11) 9943-4878, e arquiteto Daniel Caliari Pollara, do Laboratório de Arquitetura Brasileira, tel. (11) 3123-0188, São Paulo.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s