Salas pequenas: 10 projetos para se inspirar

Confira dicas e soluções para driblar a falta de espaço e inspire-se com estas salas pequenas que acertaram no projeto

Sala do apartamento de 47 m² em São Paulo, projeto do arquiteto Maicon Antoniolli. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Lidar com pouca metragem não é uma desculpa para descuidar da decoração de casa. É possível, sim, transformar uma sala pequena em um ambiente confortável, aconchegante e hospitaleiro para toda a família.

Nos casos dos cômodos pequenos, o décor precisa ser pensado com planejamento e cuidado. Como não há espaço a perder, cada centímetro do projeto conta (e muito!). Para conquistar uma sala de estar pequena, mas bonita e receptiva, existem algumas soluções e dicas valiosas que você deve seguir.

LEIA MAIS: Apartamento pequeno: 5 projetos geniais com ambientes integrados

A sala, por exemplo, se destaca por ser um ambiente multifacetado, que deve servir tanto para o descanso quanto para o entretenimento dos moradores e das visitas. Por isso, o ambiente precisa ser equipado com móveis práticos e essenciais para o dia a dia.

Antes de começar qualquer projeto, tenha em mãos as medidas e a metragem disponível para trabalhar. Depois que a área já foi reconhecida, conscientize-se de que talvez seja necessário abrir mão de algumas peças e móveis para garantir o conforto no espaço pequeno.

Apartamento de 45m² em projeto do arquiteto Cláudio Resmini (Salvador Cordaro/Revista CASA CLAUDIA)

Dicas e soluções para a falta de espaço

Para driblar a falta de espaço, uma das soluções mais utilizadas pelos arquitetos atualmente é a integração dos ambientes. Deixar a sala integrada à cozinha otimiza o espaço de casas e apartamentos, e também garante a funcionalidade do projeto. Com a remoção de algumas paredes e a integração dos cômodos, cria-se um espaço de convivência funcional e agradável.

LEIA MAIS: Como fazer um painel de TV em uma sala pequena

Outra dica importante para a de decoração para salas pequenas é a escolha correta do sofá. Priorize modelos com braços mais estreitos e com o visual harmônico. Em ambientes pequenos, nem sempre há espaço para uma mesa de centro, e isso não necessariamente será um problema. Elas podem ser substituídas por banquetas baixas que também servirão de apoio para copos, vasos e outros objetos decorativos.

Sofá em L na sala da casa de Vanessa Tassoni Watanabe, projeto de reforma do arquiteto Maicon Antoniolli. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Se mesmo com pouco espaço você não abre mão de uma estante, busque modelos baixos, que não chegam ao teto. O ideal para as saletas é deixar a televisão fixada em um painel na parede.

Agora que você sabe tudo o que deve ser levado em consideração na hora de decorar uma sala pequena, inspire-se com estas 10 salas pequenas que acertaram no projeto:

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s