5 dicas para refinar o décor com obras de arte

Aposte em peças exclusivas para valorizar o décor da sua casa

Móveis assinados e papéis de parede exclusivos nem sempre são sinônimos de um bom projeto de decoração personalizado. Uma alternativa para conquistar um ambiente autêntico e refinado é o uso de obras de arte na composição dos espaços, trazendo inovação e inspiração aos cômodos.

ambiente-projetado-por-pablo-cesar-e-daniella-antunes-na-campinas-decor-2016-foto-por-livia-doblas

(Divulgação/Livia Doblas)

Para Lívia Doblas, marchand no mercado de arte, a adesão de esculturas e pinturas dentro de casa garante o design funcional e harmônico e foge dos projetos mais tradicionais. Segundo a campineira, apenas o mobiliado e o papel de parede não causam tanto impacto no décor quanto uma obra de arte. “Fica tudo com cara de loja. Falta aquecer, falta o que chamamos de assinatura. Falta um detalhe muito importante que se amarre com todo o contexto do ambiente”, afirma.

Além de incrementar a estética, os trabalhos artísticos ainda proporcionam personalidade aos cômodos, instigando a reflexão e a contemplação. “É uma enxurrada de informação que vem junto com aquela obra que você está colocando na parede. Eu vejo a obra de arte como uma janela, possível de abrir para ver o mundo de outra maneira. Mas é preciso buscar o que realmente combina com a identidade do cliente e do espaço”, analisa Lívia.

ambiente-projetado-por-adriana-consulin-na-casa-cor-campinas-2016-foto-por-miro-martins

Escolher as obras de artes que se encaixem no ambiente e combinem com o perfil do cliente pode ser uma tarefa difícil para quem não tem familiaridade com o assunto. Por isso, Lívia dá sugestões de como incluí-las na decoração. Confira:

1. Conheça o cliente

É preciso conhecer bem o cliente para saber que cores e técnicas mais lhe agradam. Comece a perceber se a preferência são abstratos ou figurativos, trabalhos mais sóbrios ou coloridos, em papel ou tela. A diversidade de técnicas é muito grande. Uma coisa é fato: o olho do cliente tem que brilhar quando encontra a obra certa;

2. Respeite a proposta do ambiente e a personalidade do morador

A escolha da obra de arte ideal varia com o estilo do espaço a ser trabalhado, seja ele clássico ou mais contemporâneo. Em um ambiente baseado no design escandinavo não dá para usar muita informação nas obras. Nesses casos, trabalhamos mais com obras minimalistas, que brincam com as linhas e de cores mais sóbrias ou optamos apenas por uma cor;

livia-doblas-foto-gustavo-tilio

(Gustavo Tilio)

3. Aposte em peças exclusivas para valorizar o projeto

É fundamental a presença de um profissional do mercado de arte que lhe apresente peças exclusivas. A arte que vai ajudar muito a diferenciar o projeto, e a maioria peca nessa hora. É muito comum ver ambientes requintadíssimos com artes que não condizem, não estão em harmonia com os demais itens, pelo nível artístico dos trabalhos. É aí que o profissional acaba entregando as falhas do seu projeto ou a falta de inovação;

4. Escolha as obras de acordo com a identidade e a função dos cômodos

Existem artes que incomodam e trazem uma sensação de estranheza, obras com um papel mais contestador e social. Não indicaria esse tipo de arte para os quartos, por exemplo. É um ambiente que pede algo mais tranquilo;

5. A montagem deve fazer sentido junto com a obra

Moldura não pode concorrer com o trabalho, ou um acaba matando o outro. Se for arte contemporânea, o artista tem que resolver toda a montagem. Lembre-se que tem que ter material museológico pensando na conservação. Se for uma obra antiga com moldura de época, você pode até trocar por algo do seu gosto, mas avalie antes, pois às vezes perde valor. O mais importante a se levar em conta nesse quesito, sem dúvida, é que a montagem deve fazer sentido com a obra.

04-casa-cor-campinas-2016-suite-da-matriarca

(Divulgação)

banner2017

(Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s