Saiba quais são as piores cores para pintar a casa, de acordo com pesquisa

Pesquisadores apontaram a Pantone 448 C como cor mais feia do mundo e a designer Heather Humphrey definiu outras cinco para deixar bem longe das paredes de casa

Pesquisadores australianos definiram a cor mais feia do mundo: a PANTONE  448 C, Opaque Couche, uma mistura entre marrom e verde que lembra bile. A pesquisa foi tão enfática quanto à aversão do público ao tom que ele está sendo usado pelo governo em pacotes de cigarro para torna-los menos atraentes e, consequentemente, desencorajar o hábito de fumar.

00-pantone-448c

Essa e outras cores podem, em excesso, desvalorizar o ambiente da casa devido às impressões que passam. Em entrevista para o site Realtor.com, a sócia fundadora e designer de interiores da Alder and Tweed, Heather Humphrey, selecionou cinco nuances que também passam bem longe das paredes que decora. Confira:

Pêssego (PANTONE 13-1023 TCX)

Peach-Fuzz-square

Pêssego é um tom lindo — mas em moderação! Muito popular no décor dos anos 60, ele é datado e, assim, envelhece os espaços da casa. Delicado e feminino, ele é ótimo para roupas e acessórios do lar, mas é difícil de coordenar com outras cores e acaba com o estado de espírito positivo de um ambiente quando nas paredes.

Laranja Picolé (PANTONE 17-1350 TCX)

orange-popsicle-square

A cor impressiona — mas nem sempre de uma maneira boa. De acordo com Heather, ela se torna facilmente absoluta no ambiente, além de ser conhecida por estimular o apetite. Dá-lhe estômago roncando!

Amarelo ardente (PANTONE 12-0643 TCX)

banana-yellow-square

Quando usado em um tom próximo ao manteiga, o amarelo passa alegria e diversão. O tom pastel, principalmente, é ótimo até mesmo em ambientes de descanso. Porém existe uma linha tênue entre a ousadia e o exagero e, em versões muito vibrantes, o amarelo se torna agressivo e é conhecido por aludir à aflição e ansiedade.

Vermelho papoula (PANTONE 17-1664 TCX)

poppy-red-square

Vermelhos muito vibrantes, beirando o neon, são constantemente relacionados à raiva, de acordo com a psicologia da cor. Convenhamos: raiva é a última coisa que a maioria das pessoas quer passar através das cores de sua sala de estar.

Nem todos os tons estão relacionados a esse sentimento. Vermelhos mais profundos caem bem na decoração de interiores, principalmente em espaços de vivência comum.

Rosa Parfait (PANTONE 13-2804 TPX)

parfait-pink-square

Esse tom de rosa beirando o pastel fica fofo nos detalhes. Seu grande problema é a sensação que passa: empoeirada, de antiguidade. Enquanto cores vibrantes levantam o humor, tons apagados fazem exatamente o contrário. É necessário equilíbrio e o Rosa Parfait nas paredes faz a balança pender demais para o lado indesejado.

A sua cor favorita está na lista? Calma! Isso não significa que ela seja tão ruim assim — o segredo é equilíbrio. Confira nossa matéria com 12 ambientes coloridos que provam que vermelhões e laranjas super vibrantes funcionam até mesmo combinados. Aproveite também essa galeria com 70 dicas para usar cores na decoração:

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s