Tape Art: por dentro desta tendência + 6 ambientes

Técnica que usa fitas adesivas para dar forma a desenhos, a tape art vem se tornando uma tendência no décor

Com um quê de arte urbana e um quê de DIY, a tape art – técnica que usa fitas adesivas para dar forma a desenhos – vem ganhando força na decoração. Abaixo, você confere a nossa conversa com a designer Marina Rodrigues, que explica de onde surgiu essa forma de arte, e pode se inspirar em uma seleção com seis ambientes que apostaram na tendência. Confira:

(Divulgação/Marina Rodrigues)

1. O que é a tape art?

Tape Art é uma forma de expressão feita com fitas adesivas. É um movimento que nasceu do graffiti urbano nos anos 1960, muito comum nos Estados Unidos e principalmente na Alemanha, mas acredito que ela esteja no Brasil há cerca de 10 anos. Você pode usar fita isolante, fita de empacotamento, fita colorida escolar, durex, silver tape… Criar formas monocromáticas, coloridas, listradas, de poá, estampadas, com textura ou lisas… São infinitas as opções.

2. Quando você começou a criar com fita?

Comecei quando senti que precisava me inovar. Sair dos eixos e aprender um novo mundo de expressão pessoal e profissional. Dentro da minha trajetória como joalheira e produtora de moda, a tape art entrou no meu atelier como forma de decoração e saiu dele para a casa dos amigos. Saiu da casa dos amigos e foi para ambientes corporativos. Saiu dos clientes e voltou para mim com mais afinidade e autoridade de expressão, com criação de arte com temas específicos que levassem o público a reflexão sobre a política atual, o mundo urbano e o consumo desregrado.

3. O que você gosta mais da tape art?

As infinidades de forma de expressão. Ela ultrapassa barreiras da criatividade e formas de expressão desde artes minuciosas a grandes instalações. Ela deixa de ser apenas uma fita quando vista de um prédio. Ela deixa de ser apenas uma tape art quando vira uma grande instalação urbana onde remete a reflexão sobre o mundo atual.

5. Ela pegou na decoração agora?

A tape art saiu da street art e entrou para a decoração recentemente. Assim como o grafitti.

6. Como se cuida de uma parede com tape art?

Primeiramente, a fita deve ser aplicada em uma superfície sem umidade, preferencialmente lisa. Não existe cuidado específico. Apenas não utilizar nenhum produto para limpeza ou mesmo água.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s