Balkrishna Vithaldas Doshi: “prédios são uma extensão da vida”

O arquiteto indiano ministrou a palestra anual de arquitetura do Royal Academy of Arts, em Londres, na noite de ontem

(Reprodução/Dezeen)

Criada em 1991 pelo arquiteto inglês Norman Foster, a palestra anual de arquitetura do Royal Academy of Arts teve sua 27ª edição na noite de ontem em Londres.

Todos os anos trazendo um profissional relevante, desta vez o convidado foi o arquiteto Balkrishna Vithaldas Doshi, que começou contando sobre sua infância na Índia, crescendo em uma família hindu em uma casa onde viviam muitas gerações. “Eu tinha um guru e o seu conselho para mim foi ‘se você quer ser um bom arquiteto, pense em toda casa ou prédio como se fosse um templo‘”, disse.

Prédios para mim são seres vivos, eles são uma extensão da vida”. Para o arquiteto, essa concepção vem do começo de sua carreira, quando trabalhou com Le Corbusier, que costumava desenhar pássaros em seus projetos. “Com Le Corbusier eu aprendi a beleza da forma, proporções, luz e espaço”.

Para mim, todos os eventos acontecem de surpresa, por acaso. Por algum tipo de destino. Qualquer coisa que eu desenhe, crie ou discuta tem esse pano de fundo”, Balkrishna contou. “O espaço, o tempo e as possibilidades de mudança se tornaram muito importantes nos meus projetos “, completou.

Durante a apresentação, o arquiteto também mostrou alguns de seus trabalhos com detalhe, explicando como foram construídos e quais foram os desafios.

Abaixo, confira a palestra na íntegra, filmada pelo Dezeen (em inglês):

Este ano marca o 90º aniversário de Balkrishna e o 70º aniversário da independência indiana. Em anos anteriores, a palestra do RAA contou com profissionais como Alvaro Siza, Bjarke Ingels e Wang Shu.

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s