Diébédo Francis Kéré revela seu Serpentine Pavilion em Londres

De madeira ripada, a estrutura do arquiteto africano fica exposta no Kensington Gardens de 23 de junho a 8 de outubro

(Reprodução/Dezeen)

Começou em 2000 a tradição do Serpentine Gallery, em Londres, de convidar um arquiteto para projetar um pavilhão para enfeitar o parque Kensington Gardens durante o verão.

It's open! #serpentinepavilion #franciskere #london #architecture

A post shared by Gili Merin (@gilimerin) on

Neste ano, o 17º profissional a participar da iniciativa é o arquiteto africano Diébédo Francis Kéré, que construiu uma estrutura com base em azul índigo e teto de madeira ripada.

Francis Kéré's 2017 Serpentine Pavilion

A post shared by Olly Wainwright (@ollywainwright) on

No interior, uma marquise branca transformará o centro do espaço em uma cachoeira quando começar a chover no local – a água será coletada e usada para regar o parque. “O conceito foi simples. Eu me inspirei na fora de uma árvore na paisagem”, Kéré disse, de acordo com a publicação do Dezeen.

LONDON: Architect #DiébédoFrancisKéré, the designer of the 2017 @SerpentineUK Pavilion, was born in Gando, Burkina Faso in 1965 and it was this location and environment which has influenced his work entirely. 🍃🌿🌾For this particular project, Kéré was inspired by the tree that acts as a central meeting point for life in Gando (his hometown), with Kéré's intention being to connect visitors with one another and the nature around them in Hyde Park. Kéré explains "As an architect, it is an honour to work in such a grand park, especially knowing the long history of how the gardens evolved and changed into what we see today….I was interested in how my contribution to this Royal Park could not only enhance the visitors experience of nature, but also provoke a new way for people to connect with each other." Serpentine Galleries CEO #YanaPeel and Artistic Director @HansUlrichObrist selected the architect, along with advisors such as @adjaye_visual_sketchbook, #RichardRogers. Kéré currently runs his architecture practise @KereArchitecture out of Berlin. Photo: @ana.sheveleva #SerpentinePavilion #SerpentinePavilion2017 #FrancisKéré

A post shared by Champ Magazine (@moniquekawecki) on

O arquiteto também explicou a importância do azul em sua cultura e que você usa a cor quando quer impressionar. “O que eu queria fazer aqui era me apresentar, apresentar a minha arquitetura, em azul. É um ótimo lugar e se você tem a chance de fazer algo como o que eu fiz aqui você vem com a sua melhor cor. Você se apresenta do seu melhor lado. Isso é azul índigo”, contou.

No espaço, os triângulos são muito presentes. Na base, pedaços de madeira foram organizados em tamanhos decrescentes de acordo com a forma. O padrão também se repete no teto vazado.

“Se você olhar para cima, a estrutura muda quando você se mexe. Há aberturas, porque é isso o que eu queria fazer. Talvez de forma inocente, nós queríamos continuar conectados com a natureza. Quando você entrar no pavilhão, você verá as árvores, você entrará nesse vácuo e você terá a conexão com o céu”, explicou.

O Dezeen realizou um vídeo com vista 360º, no qual é possível observar todos os detalhes da estrutura. Confira! (Movimente a imagem do vídeo com o mouse para ver todos os ângulos).

O Serpentine Pavilion de Keéré ficará exposto no Kensington Gardens de 23 de junho a 8 de outubro. No ano passado, quem assinou a estrutura foi o BIG, escritório de Bjarke Ingels.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s