SuperLimão Studio reforma tradicional padaria paulistana

A Basilicata foi atualizada e se transformou em empório e restaurante. O novo projeto arquitetônico exalta a história da imigração italiana e suas tradições

(Maíra Acayaba/SuperLimão Studio)

A tradicional padaria Basilicata, localizada no Bixiga, bairro em São Paulo (SP) conhecido por suas tradições italianas, ganhou novo corpo. Agora é Basilicata – Pão, Empório e Restaurante. Para receber o novo empreendimento, o imóvel de dois andares foi restaurado.

(Maíra Acayaba/SuperLimão Studio)

O SuperLimão Studio foi responsável pelo projeto que exalta a história da imigração italiana resgatando memórias e mantendo a tradição na arquitetura do local – respeitando as características originais do prédio.

(Maíra Acayaba/SuperLimão Studio)

Logo na entrada, o que se vê é um empório que conta a história da família que há mais de cem anos fornece o tradicional pão italiano da Basilicata. Tabuleiros de pães como expositor de produtos estão fixados em estruturas metálicas que remetem aos suportes originais de ferro elaborados pelos ferreiros da família. Ao lado dos caixas um painel de cortiça expõe um mapa da Itália desenhado com fios de lã e resgata um o momento da imigração: conta-se que o imigrante a bordo do navio levava uma ponta de um novelo de lã enquanto os familiares em terra seguravam a outra extremidade na esperança de um dia poder unir essas duas pontas.

(Maíra Acayaba/SuperLimão Studio)

Durante as obras no local, foram descobertos afrescos do início do século XX nas paredes, que foram preservados. Ainda no andar inferior, um amplo balcão e mesas-bistrô ficam disponíveis para quem quiser fazer refeições rápidas por ali. Peças herdadas pela família ao longo dos anos ficam espalhadas pelos ambientes, como uma balança antiga e fornos a lenha. Cartazes escritos à mão e fotografias que contam a história da família que saiu do sul da Itália também são destaques no décor.

(Maíra Acayaba/SuperLimão Studio)

É no segundo andar que está a grande novidade: o restaurante. Comandado pelo chef Rafael Lorenti com receitas que reforçam o DNA italiano do local, o menu apresenta cerca de 30 opções de pratos.

(Maíra Acayaba/SuperLimão Studio)

Ali, cadeiras, mesas e sofá foram desenhados pelo SuperLimão. Em cima do sofá, luminárias industriais iluminam diretamente cada mesa. Nas paredes, além dos tijolinhos expostos, as tintas escolhidas remetem às cores da Itália, mas em tons mais suaves.

(Maíra Acayaba/SuperLimão Studio)

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s