Artistas criam sauna em forma de ovo para população sueca

A instalação nomeada "Solar Egg" cria uma fuga para moradores da cidade sueca de Kiruna, deslocados após danos causados por décadas de mineração

(Reprodução/Jean-Baptiste Béranger/Dezeen)

O Studio Bigert & Bergtröm construiu uma sauna dourada, em forma de ovo, para os habitantes de Kiruna, na Suécia, que após danos causados ​​por décadas de mineração de minério de ferro tiveram que se deslocar da cidade.

(Reprodução/Jean-Baptiste Béranger/Dezeen)

A dupla de artistas suecos foi convidada a projetar uma escultura social comemorativa para a cidade depois que os moradores expressaram temores de perder o espírito de comunidade após a deslocalização forçada.

(Reprodução/Jean-Baptiste Béranger/Dezeen)

A ideia dos artistas foi projetar uma sauna dourada de cinco metros de altura por quatro metros de largura como um ponto de encontro para os moradores. Solar Egg, como é chamada, é composta de 69 peças separadas de folhas de aço inoxidável banhadas a ouro, que se reúnem para formar um oval multifacetado. A construção reflete o ambiente nevado ao redor. A instalação está localizada a 145 quilômetros ao norte do Círculo Ártico na Lapônia Sueca.

(Reprodução/Jean-Baptiste Béranger/Dezeen)

“Paisagem, mina, cidade, céu, sol e neve são aqui combinados em uma imagem fragmentada que pode evocar associações com a complexidade abrangida pela discussão de hoje sobre o clima e o desenvolvimento sustentável da comunidade”, disse o artista Mats Bigert ao Dezeen.

(Reprodução/Jean-Baptiste Béranger/Dezeen)

Por dentro, a Solar Egg está revestida de pinho e contém uma lareira encaixada em uma gaiola de ferro em formato de coração. O queimador é preenchido com pedras grandes para conduzir o calor, que varia entre 75°C e 85°C.

(Reprodução/Jean-Baptiste Béranger/Dezeen)

A porta se abre com uma escada acoplada para que os visitantes possam entrar na cápsula. No interior, há uma fileira de bancos de madeira de álamo com espaço para até oito pessoas. Quando os artistas foram convidados a criar algo que interpretasse a cidade de Kiruna, eles pensaram em um espaço que encorajasse a conversa. As saunas são lugares onde é possível discutir todo tipo de coisa.

(Reprodução/Jean-Baptiste Béranger/Dezeen)

A devastadora transformação da paisagem e os efeitos sobre o meio ambiente causados ​​pela mineração provocou um grande debate entre os moradores. “O minério de ferro é e tem sido – desde que começou a ser extraído no final do século 19 – uma importante fonte de renda para a Suécia, e absolutamente vital para a cidade de Kiruna”, disse Bigert. “Sem mina não há cidade”.

(Reprodução/Jean-Baptiste Béranger/Dezeen)

Veja os processos de concepção da instalação em vídeo:

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s