10 passos para ter uma casa livre de estresse

Deixar a luz natural entrar, cultivar plantas e eliminar tarefas simples são maneiras de tornar o ambiente mais agradável

Depois de um dia difícil, com chuva, trânsito e estresse no trabalho, nada como chegar em casa para relaxar. Mas, e quando pisar dentro de casa significa ter mais problemas ainda? Algo está errado. Seu lar deve ser o seu refúgio, onde você se refaz e relaxa. Ao atravessar a porta de entrada, você deve sentir alívio e não mais uma carga de estresse, com armadilhas e sinais de tarefas não feitas. Deixar a sua casa livre de estresse não significa gastar muito para seguir dicas de design do que os outros acham que é bom, mas focar no que é positivo para você e eliminar as coisas que te deixam para baixo.

E apesar de haver coisas que podem ser incríveis para uns e irritantes para outros, os especialistas garantem que existem algumas maneiras universais de trazer boas vibrações para a casa em apenas alguns minutos – sem reforma! Para se livrar do estresse da casa, siga estas 10 dicas:

CASACLAUDIA-660-85-ED-2

1. Crie uma zona de felicidade

Pode ser um cômodo inteiro, um cantinho, ou apenas uma poltrona, mas encontre um lugar na casa para ser seu espaço de paz e alegria. Todos da família devem saber que quando você estiver lá, você não deve ser incomodada. Do outro lado, reserve também um espaço com uma mesa ou um móvel para as coisas não tão divertidas, como faturas, documentos importantes, listas de tarefas e todo o estresse que vem com isso.

2. Arrume sua cama todos os dias

Não precisa passar horas alisando tudo – e se estressando com isso – basta esticar os lençóis e o edredom.

3. Organize de acordo com suas emoções

Considere como cada objeto faz você se sentir. Não mantenha coisas com energia negativa, como presentes de pessoas com as quais você teve um desentendimento, fotos de momentos infelizes, ou de relacionamentos que não deram certo, roupas que não lhe cabem mais, ou medicamentos de uma doença antiga. Abra espaço para as coisas que tem uma relação positiva para você.

Dica: Se você precisa pensar muito se deve ficar ou não com um objeto, você provavelmente não precisa dele.

quarto-com-janelas-e-iluminação-natural

4. Deixe a luz natural entrar

E faça dela o seu despertador da manhã. Se as cortinas do quarto forem em tons escuros, troque para versões translúcidas. Quanto o alarme toca de manhã, a gente tende a resistir, e isso gera estresse logo cedo.

5. Termine todas as noites completando algum ritual

Sabe aquelas tarefas que você sabe que deve fazer, como lavar toda a louça da pia, ou estender a roupa, mas nem sempre consegue (ou tem disposição para)? Então, faça! Isso vai ajudar sua mente a reconhecer que o dia está terminado.

6. Use um timer para realizar tarefas que são sempre adiadas

Pode ser uma montanha de roupas para dobrar e guardar, aqueles papeis que você precisa organizar, ou o armário da cozinha que está de cabeça para baixo. Ajuste o cronômetro para 15 ou 20 minutos e realize a tarefa. Vai dar um alívio enorme tirar essa obrigação da frente.

Dica: Ao final, coloque um recado no cronômetro com a próxima tarefa a ser realizada.

plantas-com-livros

7. Tenha plantas e flores em casa

A presença de verde ajuda a diminuir o estresse. Estudos têm mostrado que a presença de plantas facilita de forma significativa a recuperação de pacientes hospitalares e diminui a pressão arterial das pessoas que trabalham em escritório. Caso tenha dificuldades para cuidar de plantas, escolha espécies fáceis de cultivar, como as suculentas.

8. Desconecte os eletrônicos enquanto não estão em uso

Eles geram um zumbido quase que imperceptível, mas que atrapalham o relaxamento. Melhor ainda se conseguir deixar o quarto livre de televisores e computadores, para que o sono seja mais sereno.

9. Cerque-se de cores suaves

Tons mais quentes como amarelos, laranjas e vermelhos podem aumentar a pressão arterial e gerar mais estresse. Para os quartos, onde você vai relaxar, opte por paredes e mobília em tons pastel de roxos, verdes e azuis.

10. Tenha um porta-tudo

Logo na entrada da casa, tenha um espaço para colocar chaves, óculos de sol, correspondência… Assim você não fica espalhando estes itens por vários cantos da casa.

Fonte: Whole Living

banner_goto

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s