9 práticas do Feng Shui para melhorar o sono

Fazer a cama todos os dias, assim como abrir as janelas e criar uma simetria podem te ajudar a dormir melhor

(Reprodução/Sara Parsons Photography/Country Living)

Técnica milenar chinesa de harmonização de espaços, o Feng Shui pode ser tudo o que você precisava para dormir melhor à noite, já que o fluxo de energia e a posição dos móveis pode impactar o sono. Para ajudar, o My Domaine falou com a especialista Laura Cerrano. Confira as dicas da profissional:

1. Crie uma simetria

“Criar um espaço igual para você e seu parceiro é simbólico. Às vezes a dimensão do quarto não permite esse arranjo, então a intenção é essencial, mesmo se você só puder deixar alguns centímetros entre a parede e a cama. É melhor do que nada. Além disso, ter dois criados-mudos e luminárias é uma ótima recomendação geral, porque tem relação com o equilíbrio”, Laura explicou.

2. Arranje em uma posição de comando

“O princípio de Feng Shui mais comum no quarto é ter uma posição de comando. Isso permite que o ocupante veja e sinta – literalmente, energeticamente e metaforicamente – quem e quais oportunidades estão se aproximando. Um layout ideal teria que ter, da cama, um ponto de vista privilegiado da porta do quarto sem estar 100% alinhado com o corredor”, a especialista disse. “Se você tem uma suíte, evite colocar a cama alinhada com a porta do banheiro”, completou.

(Divulgação/Denílson Machado/MCA Estúdio)

3. Adote o ‘menos é mais’

“O quarto é um lugar para descanso, rejuvenescimento e reconexão. Os princípios do Feng Shui te convidam a remover os eletrônicos do quarto: TVs, computadores e celulares emitem a maior quantidade de campos magnéticos e elétricos, o que pode perturbar seu sistema imunológico e sono. [Também] deixe toda vida profissional fora do quarto. O espaço pode ser apertado, mas criar uma área de trabalho fora do quarto vai te ajudar a melhorar a qualidade do sono”, Laura contou.

4. Limite o número de espelhos

“Acredita-se que os espelhos têm a habilidade de ativar a energia em um ambiente. Há pensamentos variados sobre o assunto, mas muitos consultores podem concordar com uma perspectiva: adicionar muitos espelhos no quarto cria um desequilíbrio de energia. O mais importante é testar e medir, porque cada pessoa é diferente. Encontre o que funciona para você”, Laura orientou.

(Reprodução/Revista CASA CLAUDIA)

5. Use um tapete

“Adicionar um tapete embaixo ou perto da cama é outra maneira de ajudar a fundar a energia quando dormindo e criar um equilíbrio entre yin (texturas suaves) e yang (superfícies duras)”, a especialista explicou.

6. Evite guardar coisas embaixo da cama

“[A cama] pode não ser o lugar mais ideal para armazenamento extra. De uma perspectiva do Feng Shui, guardar coisas embaixo da cama pode obstruir o seu padrão de sono porque o movimento da energia não fui uniformemente ao redor dos campos de energia da sua cama”, Laura disse. “Se você precisa guardar itens embaixo da cama, tenha consciência de quem te deu esses itens e qual conteúdo emocional é associado com ele”, completou. Alguns itens, como roupa de cama, roupas e toalhas, são melhores para guardar do que outros. Livros também, contanto que os títulos e conteúdos sejam positivos.

(Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)

7. Sempre faça a cama

“Fazer a cama pode parecer algo pequeno e insignificante, mas um grande desenvolvimento dentro do seu consciente e subconsciente está evoluindo. Esse simples ato se torna a sua primeira realização do dia e só precisa de dois minutos do seu tempo. Isso cria uma mentalidade organizada, o que ajuda a reduzir o stress e aumentar a motivação. Também significa respeito próprio, porque significa que você usou um tempo para preparar a sua cama. É um pequeno pedaço de amor próprio”, a especialista contou.

8. Abra as cortinas e as janelas todos os dias

“Abrir as cortinas e janelas durante o dia (se o tempo permitir) é um ótimo hábito para se ter. É chamado deixar o exterior entrar. Isso ajuda a refrescar a energia deixando a luz natural e o ar fresco filtrar o seu quarto. À noite, feche as janelas e cortinas para manter a energia fresca circulando no interior enquanto você dorme”, Laura orientou.

9. Prefira cores neutras

“Escolha cores neutras quando pintar paredes grandes para não superestimular e energia quando você dorme. Você pode incluir tons beges, cremes, terrosos, e até alguns azuis frescos. Para pontos de cor, escolha tons associados com energia parceira: rosas, vermelhas e brancas. Isso pode ser implementado por meio da arte, pequenos cristais (como quartz rosa), velas orgânicas e roupa de cama”, a especialista indicou.

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