Conheça a história do móvel mais famoso de Oscar Niemeyer

A Chaise-Longue Rio é um clássico do mobiliário brasileiro com quase quatro décadas de existência

Não apenas de construções imponentes viveu Oscar Niemeyer. O ícone brasileiro também deu suas pinceladas no mundo do design de móveis. Não foram muitas as peças desenhadas pelo arquiteto, mas, por onde se arriscou, ficou clara a coerência de estilo e traço intrínsecos ao seu trabalho.

A Chaise Rio foi consagrada como seu móvel mais famoso, é uma tradução exata de toda sua obra. Um clássico atemporal. E na verdade, é uma peça única. Está exposta na galeria NOHO Modern, em Los Angeles. O desenho da chaise é uma produção do arquiteto em colaboração com sua filha, Anna Maria Niemeyer.

Foi no ano de 1978 que nasceu a Rio. Um momento polêmico – diga-se de passagem – para se existir. O fim do AI-5, a União culpada pela morte de Vladimir Herzog e a eleição do General Figueiredo são só alguns dos acontecimentos que conduziram este ano.

 

Chaise Rio, de Oscar Niemeyer

Não poderia haver momento mais propício para que as inspirações de Niemeyer saíssem do papel para encantar e cativar o povo brasileiro. A paisagem, a natureza e a bossa da cidade do Rio de Janeiro foram traduzidas nesse móvel cheio de curvas e linhas sinuosas, outra paixão do arquiteto por também representarem a sensualidade do corpo feminino.

O vime que compõe o assento foi uma escolha certeira, já que o material estampa um dos clássicos presentes em praticamente toda casa brasileira.

A chaise foi relançada pela Fundação Oscar Niemeyer, disponibilizando com certificados de autenticidade a peça feita à mão, por encomenda.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s