Sobrado foi reformado e ficou prático com atmosfera tranquila

A reforma deixou os ambientes mais práticos, mas manteve a atmosfera tranquila que esta casa na Zona Sul carioca tinha quando foi erguida, em 1929. 

A advogada Ana Carolina Barretto e o marido, o pesquisador inglês Tom Finbow, gostam de contar que foram fisgados especialmente pela cozinha. Sem dúvida, o ambiente aconchegante, com direito a bay window, é um encanto. Mas este sobrado de mais de 80 anos, escondido numa ladeira sinuosa no Humaitá, bairro da Zona Sul carioca, guarda outros: uma posição alta e arejada, que permite a todas as janelas se voltarem para vistas abertas, e diversos elementos de época. “Ficamos seis meses estudando como reformá- lo, exatamente para não descaracterizar o que havia de precioso”, diz Ana, que convidou a arquiteta Renata Bartolomeu para a tarefa. “Vimos seu trabalho numa revista e percebemos que ela conseguiria traduzir as nossas muitas expectativas”, acrescenta a moradora.

Se a planta do térreo foi bastante mexida, a fim de tornar os ambientes menos compartimentados e ampliar a cozinha, no andar superior, Renata (que teve a colaboração do arquiteto Pedro Évora na fase inicial do projeto) sugeriu manter os três quartos praticamente iguais. “Só criamos uma suíte e trocamos as esquadrias, o que deixou as sacadas mais charmosas”, explica a profissional. O banheiro, com boiserie, conservou-se quase intacto – exceto pela pintura azul-marinho e pela bancada. “Mesmo revestimentos novos como o ladrilho hidráulico reforçam o estilo retrô que tanto adoramos. Ao cruzar o portão e entrar em casa, nos sentimos fora da cidade, cercados de tranquilidade por todos os lados. Um verdadeiro privilégio!”, fala a advogada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s