Tapete na cozinha: sim ou não?

Eles são um assunto polêmico na decoração e costumam dividir opiniões, mas quais são as vantagens e desvantagens de usar um tapete na cozinha?

(Reprodução/Houzz)

Os tapetes são peças coringas da decoração. Versáteis e funcionais, eles têm o poder de levar mais conforto e aconchego ao ambiente, além de delimitar melhor os espaços e ajudar no posicionamento dos móveis em cada cômodo. Entretanto, um tapete mal colocado pode deixar o ambiente sobrecarregado ou até mesmo descaracterizado.

LEIA TAMBÉM: CASA CLAUDIA lança coleção de tapetes em parceria com a Abdalla

É por isso que, antes de optar pela peça, é preciso levar em conta em qual ambiente ele será colocado. E se o seu desejo é acrescentar um tecido no chão da cozinha, tenha atenção redobrada: o cômodo é um dos mais complicados para manter a peça em bom estado. Este é realmente um assunto polêmico da decoração, mas, afinal, quais são as vantagens e desvantagens do tapete de cozinha? Descubra:

Tapete na cozinha

(Reprodução/Houzz)

As vantagens

Um tapete na cozinha pode ser a solução ideal para quem precisa esconder alguma imperfeição ou desgaste no piso decorrente da constante passagem, por exemplo. E mais do que isso, ele ainda consegue ser um grande aliado na segurança de quem utiliza a cozinha.

Tapete na cozinha

(Reprodução/Houzz)

A peça permite cobrir o chão em zonas mais propícias à sujeiras e resíduos gerados por atividades domésticas, como cozinhar e lavar a louça. No caso da pia, um tapete próximo permitirá a absorção de respingos de água e evitará possíveis quedas causadas por um piso úmido e escorregadio.

Na decoração, os tapetes ajudam a harmonizar todos os elementos do décor, como mobiliário, armários, pisos e paredes. O tecido é perfeito para acrescentar um pouco de cor e de textura a um ambiente neutro.

Quando aplicado em uma cozinha, outra vantagem é que não é necessário utilizar uma peça com grandes dimensões. Os tapetes pequenos são ideais para proteger áreas próximas ao fogão, a pia ou a geladeira.

Tapete na cozinha

(Reprodução/Houzz)

As desvantagens

A cozinha é um lugar bastante perigoso para as tapeçarias. Migalhas, farelos, óleo e vinho são só alguns dos vilões que constantemente farão companhia ao tecido. O problema é que fazer a manutenção e a limpeza de um tapete é mais difícil do que o azulejo ou o concreto.

Os tecidos ainda tendem a acumular mais gordura e se desgastarem ainda mais rápido. Isso deixará a cozinha com uma aparência menos limpa e fresca, ficando também suscetível a odores indesejados e a visitas inesperadas de insetos.

E você, é a favor do tapete na cozinha? Vote na nossa enquete:

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s