Designers criam sofá com sistema que evita desperdício

A ideia do Strata é que os moradores possam customizar o móvel livremente e, assim, reutilizar em vez de descartar

(Reprodução/Dezeen)

Não é incomum passarmos pelas ruas das cidades e vermos sofás abandonados. Foi pensando nisso que os designers Katrine Hesseldahl e Victor Strimfors criaram o Strata.

Trabalho de graduação da dupla no Royal College of Art, o modelo de fabricação inclui um sistema modular de sofá que permite que a peça seja customizada livremente e que sua vida útil seja prolongada.

(Reprodução/Dezeen)

“Muitas pessoas jogam os sofás na rua porque eles são difíceis de reciclar”, Victor contou ao Dezeen, que publicou o projeto. “Não vale a pena reciclar porque ele é composto de tantas partes e materiais diferentes que o trabalho necessário para desmontar não vale os materiais que são gerados”, completou.

(Reprodução/Dezeen)

No sistema, a peça é dividida em três camadas (externa, mediana e base), cada uma feita com um único material, o que facilita a reciclagem. Além disso, as camadas podem ser trocadas individualmente. Já a base foi criada com foco na durabilidade e também pode ser reutilizada em outros móveis ou ser estendida.

(Reprodução/Dezeen)

“[Os moradores] têm mais liberdade para customizar e se sentirem livres em casa, mesmo que eles vivam em um lugar por um curto período de tempo”, Katrine explicou.

Apesar de ainda estar nos estágios iniciais, o Strata venceu o prêmio Robin and Lucienne Day Foundation 2017.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s