5 dicas para deixar sua prateleira (sempre) organizada e bonita

Elas podem ser grandes aliadas na hora da organização, mas se planejadas da forma errada, são capazes de atrair ainda mais bagunça para o ambiente

Elas são fáceis de ser instaladas e funcionam como uma solução imediata para a organização da sua casa, mas se você não tomar os devidos cuidados, as prateleiras também podem se transformar no grande foco de bagunça e desorganização dentro do ambiente.

Para atingir o equilíbrio entre a decoração perfeita e a funcionalidade das estantes, é importante seguir alguns passos que lhe ajudarão a colocar ordem na casa sem abrir mão do décor. Confira:

01-organizar-prateleira

(Reprodução/Apartment Therapy)

1. Utilize cestas e caixas para guardar a bagunça visível

Olhe para a sua prateleira. Se aquela lembrancinha que você ganhou de alguém após uma viagem divide espaço com livros desorganizados e objetos que sequer são notados no dia a dia, que tal guardá-los em uma caixa organizadora? Elas são práticas, úteis e discretas e ajudam a esconder aquilo que não deveria estar exposto no seu cômodo. Uma boa dica é separá-las de acordo as funções dos objetos.

LEIA MAIS: 30 estantes para você se inspirar

2. Agrupe os objetos por nicho e utilidade

Se o tamanho dos objetos da sua prateleira estão desproporcionais, é interessante reposicioná-los de modo que eles fiquem agrupados junto com outros de proporções semelhantes. A mesma regra vale para o material dos enfeites e a funcionalidade de cada objeto. Deixe vidrarias em um nicho, livros com a mesma em outro e assim por diante.

Separe objetos por tamanho, material e utilidade para garantir a ordem

Separe objetos por tamanho, material e utilidade para garantir a ordem (Reprodução/Apartment Therapy)

3. Distribua o peso e o volume dos objetos

Uma prateleira organizada é uma prateleira equilibrada. Procure deixar espaços de “respiro” entre os artigos, posicionando os objetos mais volumosos e pesados, como uma pilha de livros, para as bordas da superfície. Itens mais discretos e delicados devem ficar no centro da prateleira.

03-organizar-prateleira

(Reprodução/Apartment Therapy)

4. Tenha espaços vazios

Além de distribuir o peso dos objetos, é importante deixar áreas livres na sua prateleira. Por mais difícil que possa parecer, acredite: você não vai querer uma estante com quinquilharias e bugigangas que apenas ocupam espaço. Deixar espaços vazios vai fazer com que você sinta – e veja – a organização acontecendo.

LEIA MAIS: 14 prateleiras de canto que transformam o décor

04-organizar-prateleira

(Reprodução/Apartment Therapy)

5. Organize tudo em camadas

Outra dica fundamental na hora de arrumar uma prateleira é organizar os objetos em diferentes camadas. Experimente deixar uma fila de livros no fundo da prateleira e ocupar a camada da frente com artigos contrastantes. Mas lembre-se: a parte frontal deve estar sempre arrumada e organizada.

05-organizar-prateleira

(Reprodução/Apartment Therapy)

Fonte: Apartment Therapy.

banner2017

(Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s