Papel de parede: modelos para salas, quartos, corredores, lavabos

Usar papel de parede é fácil, durável e coloca a casa na sua vibe preferida: romântica, clássica, moderna, retrô.

papel-de-parede-como-comprar

O papel de parede transforma qualquer parede branca em uma festa de estampa e cor. Exige pouca manutenção e cria efeitos surpreendentes. Não é à toa que a nossa galeria de fotos de papel de parede está entre as nossas reportagens mais acessadas.

O antes e depois de uma sala com papel de parede

 

001-papel-de-parede-como-comprar

Paredes no tom de areia abraçavam a sala de TV, que também serve de quarto de hóspedes, no apartamento de Mariana Pinheiro, designer de superfície e repórter visual de CASA CLAUDIA. Apaixonada por estampas, ela queria injetar uma dose de aconchego no ambiente. “A princípio, pensei numa padronagem mais densa, mas me encantei com esses traços, que parecem feitos a caneta”, conta. Foram necessários três rolos de papel de parede (8,50 m x 69 cm) para cobrir a área de 9,45 m2. “Agora este é o lugar mais convidativo da casa”, diz.

Moldura perfeita para a sala de jantar

 

002-papel-de-parede-como-comprar

Nesta sala de jantar, assinada pelos arquitetos Fernanda Abs e Fred Benedetti, o papel de parede deu início à decoração. “Optamos por um revestimento de grande efeito, com estampa de fores e dragões estilizados em preto e branco”, diz Fernanda. Três rolos de 10 m x 68 cm forraram a área de 14,40 m². Bem trabalhada, a padronagem delineou as demais escolhas: peças de linhas simples e cores neutras. “Se a parede fosse branca, a luminária pendente Bubble, de George Nelson, não teria tanto destaque”, afrma a arquiteta.

Papel de parede no quarto com jeito de aquarela

 

003-papel-de-parede-como-comprar

A dona deste quarto gosta muito de artes plásticas, o que levou o arquiteto Décio Navarro a lançar mão deste papel de parede coberto de fores de aspecto aquarelado e inspiração oriental. “Ele veste a superfície de 7,50 m² como se fosse um grande afresco e ainda evoca a sensação de primavera”, afrma Décio. Essa impressão não vem à toa: a combinação de cores da estampa é mesmo alto-astral. Para cobrir a área atrás da cabeceira, dois rolos (10 m x 50 cm, cada um) foram sufcientes.

Aposta na suavidade no papel de parede da copa

 

004-papel-de-parede-como-comprar

Distribuir pitadas de romantismo pelo apartamento, na Zona Sul carioca, era a vontade do jovem casal de moradores. “Na copa, onde eles tomam o café da manhã juntos, consegui criar um clima de intimidade instalando na parede o lambri de madeira, à meia-altura, e usando esta estampa de árvores, quase imperceptível de tão delicada”, explica a designer de interiores Paola Ribeiro. Todos os materiais são bem clarinhos para ampliar a luminosidade no ambiente, uma vez que este canto fca afastado de janelas.

Combinação de padrões de papel de parede

 

005-papel-de-parede-como-comprar

Local apenas de passagem, o hall aceita mais facilmente ousadias na decoração. Foi nisso que pensou a arquiteta Luciana Castro ao escolher um papel de estampa graúda, roxa, dourada e azul, para renovar a entrada deste apartamento antigo. O revestimento forrou até as portas. “Se eu as deixasse brancas, chamariam demais a atenção”, diz. Na parede do estar, a arquiteta aplicou um modelo mais discreto. “Mas pode notar que as duas estampas têm parentesco. É preciso achar uma linguagem coerente para fazer a combinação.”

O que considerar na hora da compra

 

 

– Lojas que trabalham com produtos importados não costumam ter todos os modelos do catálogo em estoque. Se você optar por um produto que virá de fora, a entrega gira em torno de 45 dias.

– Ao comprar pela internet, prefira sites que enviam amostras. “Elas vêm em uma folha A4, custam cerca de 2 euros, cada uma, em endereços europeus, e demoram uma semana para chegar”, conta Luciana Castro.

– Não basta medir a parede para saber quanto comprar. Os papéis em que é preciso casar as estampas nas emendas pedem sobras de material. Informe-se com o vendedor sobre como fazer o cálculo.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s