Jardim vertical: 16 ideias direto da revista CASA CLAUDIA

Entenda os principais cuidados necessários com um jardim vertical e inspire-se com estas ideias que já foram publicadas em nossa revista

Jardim vertical com vasos

Veneziana antiga como suporte de vasos, na montagem de um jardim vertical. (Evelyn Müller/Revista CASA CLAUDIA)

Com casas e apartamentos cada vez mais enxutos, conseguir uma área dedicada à jardinagem é algo raro nos projetos convencionais. Mas se você não abre mão do verde e precisa dar conta da metragem limitada, uma solução bonita e inteligente é apostar em um jardim vertical.

LEIA TAMBÉM: Por que suas suculentas continuam morrendo?

O jardim suspenso pode ser fixado em paredes livres, suspenso por suportes instalados verticalmente, ou ainda feito em um painel verde com plantasvasos de flores ou até mesmo suculentas. As opções são diversas!

Jardim vertical

Jardim com projeto do paisagista Roberto Riscala. (Marco Antonio/Revista CASA CLAUDIA)

Alguns cuidados

Antes de criar seu jardim, é preciso levar em consideração alguns detalhes. Como o jardim vertical pode ser instalado tanto em uma área interna quanto externa, é necessário estar bem atento na hora de escolher as espécies de plantas que serão utilizadas.

LEIA MAIS: Jardim vertical cheio de vasos é uma opção para espaços pequenos

Os locais devem receber iluminação, mesmo que indireta, e as espécies tem que estar de acordo com o local de instalação do jardim. Assim, jardins com mais exposição ao sol devem receber espécies que são cultivadas a sol pleno, enquanto na área interna as espécies escolhidas devem ser de meia sombra.

Jardim vertical

Junto ao amplo janelão que ilumina seu escritório, em um apartamento antigo na Zona Sul carioca, a paisagista Paula Bergamin montou um jardim vertical arrematado por um canteiro baixo. (Andre Nazareth/Revista CASA CLAUDIA)

Outra dica para a manutenção do jardim vertical é optar pelas espécies de plantas perenes. Elas são ideais para os jardins suspensos, pois não perdem suas folhas com as mudanças das estações e não prejudicam a estética do jardim ao longo do ano.

LEIA MAIS: Minijardim vertical com suculentas em vasinhos de rolhas

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados na manutenção de um jardim vertical, inspire-se com estes 16 projetos que já foram destaque nas páginas da revista CASA CLAUDIA:

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s