Casa Claudia

Comunidade da melhor revista de decoração do país

Decorar sala pequena

decorar sala pequena

O projeto de decoração de uma sala pequena seja de apartamento ou casa não é uma tarefa muito fácil, pois o profissional de design de interiores tem que se preocupar com vários elementos que são indispensáveis como a funcionalidade, conforto, beleza e atendimento às preferências do cliente.
A decoradora Helenice Leôncio da Casabela Interiores realizou o projeto de decoração da sala de um apartamento com aproximadamente 70 metros quadrados localizado na região metropolitana de Belo Horizonte.
Os principais elementos serão discutidos em tópicos, como se vê abaixo:
- Estilo de decoração: a designer optou por decorar o ambiente utilizando móveis com estilo moderno, característicos por serem mais baixos e possuírem linhas mais retas. A mistura de materiais como madeira laqueada, vidro e metal (cadeiras), agrega sofisticação e beleza.

- Cores: As cores predominantes utilizadas nas paredes, piso e móveis maiores são neutras (preto e branco). As cores vibrantes vermelho e laranja foram utilizadas nas peças decorativas como adornos de mesa e almofadas do sofá. Esta técnica funciona muito bem para pequenos ambientes, pois aumentamos a sensação de amplitude e simultaneamente deixamos o ambiente "leve".
 - Escolha dos móveis: os móveis devem ser proporcionais ao espaço disponível, é importante deixarmos corredores de circulação de pelo menos 60 cm entre os móveis. Para peças maiores como mesa de jantar, painel de televisão e sofá a regra de utilização de cores neutras (branco, preto, cinza, bege e marrom) deve prevalecer.

Para "economizar" espaço, a mesa de jantar é de formato retangular com cadeiras dispostas lado a lado. Uma das cabeceiras foi encostada na parede, aumentando assim o corredor do lado oposto; e quando for necessário pode-se utilizar uma banqueta neste lado (oposto à parede) para aumentar mais um assento à mesa. 

O apartamento possui apenas uma sala que tem as funções de sala de TV, estar e jantar.  O ambiente não permite o uso de poltronas individuais ou conjunto de dois e três lugares, sendo o sofá de canto a melhor opção, pois ganhamos mais um lugar (canto). A versatilidade é uma característica importante deste sofá, que serve de "cama" para os familiares em um ambiente informal (durante um filme) ou um estofado com maior número de assentos para receber convidados, quando o objetivo é utilizar o espaço como sala de estar.   

Exibições: 595

Tags: decorar, pequena, sala

Comentar

Você precisa ser um membro de Casa Claudia para adicionar comentários!

Entrar em Casa Claudia

Assine já

© 2014   Criado por Casa.com.br.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço