Conheça Lotta de Macedo Soares, homenageada pelo Google

A brasileira Lotta de Macedo Soares foi arquiteta, urbanista e paisagista autodidata e tem como principal obra o Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro

Maria Carlota Costallat de Macedo Soares nasceu em 16 de março de 1910. Se estivesse viva, hoje completaria 107 anos. O Google escolheu homenageá-la dedicando a ela o Doodle (a versão modificada do logotipo do Google) de hoje. Lotta de Macedo Soares nasceu em Paris, onde seu pai José Eduardo de Macedo Soares era o Primeiro-Tenente da Marinha baseado na Europa. Dois anos depois, a família voltou ao Brasil.

Doodle do Google Lotta de Macedo Soares

(Reprodução/Google)

Lotta chegou a residir em Nova York e lá frequentou cursos no Museu de Arte Moderna. No início da década de 1960, já tendo sido reconhecida como arquiteta autodidata, foi convidada pelo então governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, a trabalhar no governo do estado. Foi quando ela começou a propor mudanças na Praia do Flamengo que acabaram resultando no Parque do Flamengo, o maior aterro urbano do mundo. É ele que aparece atrás de Lotta na ilustração do Doodle de hoje.

Arquiteta Lotta de Macedo Soares

(Reprodução/Instituto Lotta)

Em 2013, Lotta foi representada por Glória Pires no filme “Flores Raras”, de Bruno Barreto, que narra a relação entre ela e a companheira Elizabeth Bishop, uma das principais poetisas da época. A arquiteta morreu em 1967, em Nova York.

VEJA MAIS: Conheça a primeira casa a usar cobertura metálica no Brasil

(Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s