Japan House: o primeiro projeto de Kengo Kuma no Brasil

Espaço cultural assinado por arquiteto japonês será na Av. Paulista

00-japan-house-o-primeiro-projeto-de-kengo-kuma-no-brasil

Foi apresentado para a imprensa nesta quinta-feira (25/02), em São Paulo, a Japan House, projeto idealizado pelo governo japonês com desenho do arquiteto Kengo Kuma e do designer Kenya Hara que será implantado na Av. Paulista, com abertura prevista para 2017.

Trata-se de um espaço cultural e multiúso que celebra os laços nipo-brasileiros e pretende mostrar a face mais moderna do Japão no Brasil, país que possui a maior colônia de japoneses no mundo. Nele, há uma programação com exposições de arte, palestras, cursos, além de uma biblioteca e um restaurante de culinária japonesa. Localizado na avenida que é cartão postal da capital, o projeto ocupará um edifício onde hoje é uma agência bancária. Com técnicas de retrofit, o prédio será revertido no moderno espaço em pouco tempo.

Autêntico representante da filosofia minimalista, Kuma desenhou uma fachada que remete às tradições japonesas no uso do hinoki, madeira comum na arquitetura antiga. A frente do prédio ganhou uma treliça criada com técnicas de marcenaria contemporânea e desde a entrada mostra a preocupação do arquiteto em valorizar as raízes ao olhá-las com viés contemporâneo.

Apreciador de São Paulo e da arquitetura de Lina Bo Bardi, Kuma diz ter se inspirado no vão livre do MASP e propõe grande integração com a cidade no térreo ao usar portas de correr e criar um jardim japonês de pedriscos onde era um estacionamento. “Na Japan House, queremos que se sinta a natureza através de uma arquitetura que se preocupa com ela. Além do jardim no térreo, teremos bastante uso da madeira, um terraço verde e um jardim de musgos no segundo andar”, explicou o arquiteto.

A Japan House São Paulo será a primeira de três espaços como este. Os outros serão realizados em Los Angeles e Londres.

01-japan-house-o-primeiro-projeto-de-kengo-kuma-no-brasil 02-japan-house-o-primeiro-projeto-de-kengo-kuma-no-brasil

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s