Kengo Kuma revela projeto de museu de madeira na Turquia

O Museu de Arte Moderna Odunpazari pretende tornar-se um novo espaço cultural que se destaca integrando a paisagem urbana existente ao redor

(Reprodução/Kengo Kuma & Associates/ArchDaily)

O Kengo Kuma & Associates, escritório do arquiteto japonês responsável pelo projeto da Japan House no Brasil, revelou imagens do projeto para o Museu de Arte Moderna Odunpazari. A obra ainda está em construção na cidade de Eskisehir, na Turquia, local conhecido por sua universidade e população jovem e animada. O novo museu tem a pretensão de tornar-se um novo espaço cultural que integra a paisagem urbana existente, já que o projeto buscou inspiração nas casas de madeira otomanas tradicionais.

(Reprodução/Kengo Kuma & Associates/ArchDaily)

O novo museu está sendo construído no bairro conhecido como Odunpazari (que significa mercado de madeira em turco), uma área da cidade com ruas sinuosas e casas históricas no estilo otomano. Essa estética foi adaptada para a concepção do museu.

(Reprodução/Kengo Kuma & Associates/ArchDaily)

O museu é composto de volumes que se assemelham a caixas de madeira empilhadas, de tamanhos variados e refletem a escala das casas ao redor.

(Reprodução/Kengo Kuma & Associates/ArchDaily)

Dentro do edifício, espaços de galeria de diversos tamanhos oferecem oportunidades flexíveis para exibições de arte. Os espaços no térreo são maiores e podem acomodar grandes instalações, enquanto as áreas menores nos níveis superiores recebem exposições mais intimistas. Um átrio central, construído de blocos de madeira, conecta todos os níveis e permite que a luz natural entre no edifício através de uma claraboia.

(Reprodução/Kengo Kuma & Associates)

O projeto já está em construção, mas não tem data de inauguração prevista.

Fonte: ArchDaily

(Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s