Cientistas alemães criam o maior sol artificial do mundo

O projeto é um avanço nas pesquisas por energias limpas à base de hidrogênio

(DLR(CC-BY 3.0)/Divulgação)

Em busca de avançar nas pesquisas sobre energia limpa, principalmente na produção de combustível à base de hidrogênio, os cientistas alemães do German Aerospace Center, em Jülich, desenvolveram o maior sol artificial do mundo.

O experimento, chamado de The Synlight, é composto por 149 projetores de luz capazes de gerar uma iluminação 10 mil vezes maior do que a que incide naturalmente na Terra. Quando os refletores são direcionados a um ponto específico, é possível alcançar a temperatura aproximada de 3500 graus célsius.

(Markus Hauschild/DLR/Divulgação)

Por enquanto, os testes feitos para ferver a água já obtiveram resultados positivos. Isso é importante, já que possibilitaria o movimento de turbinas para a produção de energia elétrica. Futuramente, os cientistas esperam conseguir separar o hidrogênio do vapor para criar combustível por meio do mesmo processo.

Nós precisaremos de bilhões de toneladas de hidrogênio se quisermos dirigir aviões e carros com combustível que não produza CO2, afirmou Bernard Hoffschmidt, professor e diretor de pesquisa do The Synlight, ao The Gaurdian. As mudanças climáticas estão acelerando, então precisamos de acelerar a inovação.

(Markus Hauschild/DLR/Divulgação)

O hidrogênio promete ser a fonte de combustível do futuro, tanto pela sua capacidade energética quanto por ter uma produção limpa e renovável. Infelizmente, o uso do Synlight para essa finalidade ainda custaria caro, já que uma utilização de quatros horas equivale ao mesmo consumo de uma casa com quatro adultos durante um ano.

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s