Apê de 40 m² tem ambientes multiuso para aproveitar o espaço

Móveis adaptáveis, concreto aparente, cores vivas e detalhes em cobre fazem parte do décor deste apartamento projetado pelo escritório Casa 100 Arquitetura

1-ape-40-m%c2%b2-com-ambientes-multiuso

(Quadra 2 Fotografia)

Os recém-casados Lívia e Thiago chamaram os arquitetos Diogo Luz e José Guilherme Carceles do escritório Casa 100 Arquitetura para reformar o apartamento de 40 metros quadrados no Campo Belo, em São Paulo. A dupla priorizou o bom aproveitamento do espaço criando ambientes multiuso.

2-ape-40-m%c2%b2-com-ambientes-multiuso

(Quadra 2 Fotografia)

O apê tem pé direito duplo, mezanino, sala de estar integrada com a cozinha e dois banheiros. O estilo urbano e contemporâneo do casal foi contemplado no projeto e, para otimizar o espaço, os arquitetos optaram por móveis de marcenaria com múltiplas funções (como o móvel da sala que abriga a TV e quando fechado serve de aparador) e encontraram algumas soluções baratas.

3-ape-40-m%c2%b2-com-ambientes-multiuso

(Quadra 2 Fotografia)

Para ampliar a sala de estar e trazer mais luminosidade para o quarto, que fica no mezanino, os profissionais deixaram a laje nervurada aparente, o que aumentou o pé direito. “A escada também ficou no cimento, sem acabamento nenhum. Ela segue um estilo bruto, que exploramos bastante no projeto”, diz Luz.

4-ape-40-m%c2%b2-com-ambientes-multiuso

(Quadra 2 Fotografia)

Na cozinha, um móvel preto com a geladeira embutida delimita o ambiente da sala de estar. O casal adora cozinhar e queria um espaço para escrever suas receitas e outro para servir de apoio para preparar os ingredientes. A saída, então, foi criar uma bancada com dois bancos embutidos, que quando afastados se transformam em uma mesa para quatro pessoas e pintar a parede com tinta lousa, para que eles pudessem usá-la para escrever as receitas e outros recados. As luminárias da cozinha são de cobre e harmonizam com os tubos que garantem a proteção da escada. Um painel separa a cozinha da área de serviço.

5-ape-40-m%c2%b2-com-ambientes-multiuso

(Quadra 2 Fotografia)

6-ape-40-m%c2%b2-com-ambientes-multiuso

(Quadra 2 Fotografia)

No quarto, os arquitetos optaram por derrubar a mureta de proteção, que bloqueava a luminosidade e transformaram-na em uma bancada que é usada como home office e prateleira.

7-ape-40-m%c2%b2-com-ambientes-multiuso

(Quadra 2 Fotografia)

No banheiro do casal, a porta não tem batente, dando uma sensação de amplitude. A parede inteira de azulejos também ajuda a dar essa impressão. Neste cômodo, na cozinha e na lavanderia as bancadas foram moldadas em concreto no local. No lavabo, a cuba é de chapa metálica. Segundo os profissionais, essas escolhas barateiam e dão estilo ao projeto, que segue a tendência urbana e bruta.

8-ape-40-m%c2%b2-com-ambientes-multiuso

(Quadra 2 Fotografia)

 

banner2017

(Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s