
– (Divulgação/Mostra Jovens Designers)
Estimular a formação de novos talentos, difundir o design e contribuir para o desenvolvimento criativo: esses são os objetivos da Mostra Jovens Designers que, em sua sexta edição, chegou a São Paulo no último sábado, 17.

Bantrona de Balanço, de Tatiemi Iwamoto, da Universidade Federal do Paraná. (Divulgação/Mostra Jovens Designers)
Em cartaz no Parque Villa Lobos até 2 de maio, a exposição é composta por projetos nas áreas de produto, gráfico e moda realizados por 88 alunos de 34 universidades do país – alguns deles já foram reconhecidos pelo Prêmio Salão Design, Prêmio Tok&Stok, entre outros.

Bantrona de Balanço, de Tatiemi Iwamoto, da Universidade Federal do Paraná. (Divulgação/Mostra Jovens Designers)
“Esta edição reflete as transformações que o segmento da criação industrial vem sofrendo nos últimos anos. De um lado, a forte inserção dos recursos digitais nas áreas do design gráfico e, por outro, o resgate dos conceitos artesanais, das produções customizadas e a preocupação ambiental“, conta o designer Auresnede Pires Stephan (Eddy), curador da edição.

Mesa Passa-Vareta, de Daniel Esteban Pereira Lopes Fidelis (Universidade Estadual Paulista). (Divulgação/Mostra Jovens Designers)
“A mostra destaca de Norte a Sul, produtos que revelam as particularidades de cada região e que trazem uma grande carga de identidade local, fazendo disso um grande diferencial na nossa produção”, diz Marici Vila, diretora da Origem Produções, responsável pelo evento.

Luminária Arco, de Fernanda Couto Anjos (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). (Divulgação/Mostra Jovens Designers)
Neste ano – e pela primeira vez –, a Conferência Jovens Designers contará, de 20 a 23 de março, com quatro apresentações diárias de alunos participantes da Mostra. Ao todo, quatro projetos receberão o Troféu Destaque.