
Instalação Lucid Stead Joshua Tree, criada pelo artista Phillip K. Smith III (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
O tempo não para e a redação da revista CASA CLAUDIA também não. Para adiantar aos leitores como vamos viver nos próximos anos, nossa equipe falou com uma série de especialistas em comportamento, design e arquitetura e mergulhou nas mais recentes pesquisas internacionais sobre o assunto. O resultado você confere em 40 páginas cuidadosamente preparadas e publicadas na edição de outubro.

– (Vlad Mitrichev/Revista CASA CLAUDIA)
Apresentamos três grandes tendências – casa virtual, casa templo e casa pública – com o embasamento de quatro bureaux de tendências e entrevistas em profundidade. Em cada uma delas, fomos a fundo para descobrir como esses temas se materializam em nossa vida. A tecnologia é um assunto comum entre todas elas e vai mudar radicalmente a forma como lidamos com a nossa rotina nos próximos anos.

Criação do estúdio Fuse Project, a Samsung the Frame funciona como TV e quadro na parede ao mesmo tempo. Quando não está em uso, o aparelho exibe imagens de obras de arte que combinam com a decoração. A curadora Elise Van Middelem trabalhou em parceria com os desenvolvedores para escolher as telas, que são exibidas em Ultra High Definition (UHD). (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
Na reportagem We Are the Robots mostramos os novos dispositivos tecnológicos e robôs que já habitam casas mundo afora. Entrevistamos especialistas para saber como esses gadgets vão facilitar o nosso dia a dia e descobrimos que a inteligência artificial veio para diminuir a quantidade de chatices que temos para fazer.

Com projeto do arquiteto Andreas Wenning, a Urban Treehouse é uma oportunidade para vivências novas. (www.urban-treehouse-berlin.com/Revista CASA CLAUDIA)
Por outro lado, há quem queira desconectar. Em Home Sweet Home fomos atrás de pessoas que resolveram viver em casas-refúgio no meio da agitação da metrópole. Elas adotaram um estilo de vida mais sossegado, em bairros tranquilos e com muito verde.

O designer Fernando Abellanas, conhecido como Lebrel, usou a estrutura de concreto de uma ponte de Valência, na Espanha, para criar uma cabana que vira escritório e cama. (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)
Já em A Cidade é Nossa damos voz ao desejo que surge entre as pessoas de retomar conexões e trocar experiências ao vivo. As ruas das grandes cidades têm sido tomadas por grupos formados na internet com o objetivo de aproveitar ou cuidar do espaço público, que passa a ser uma extensão da casa.
Nestas e em todas as outras reportagens, dissecamos as três grandes tendências que norteiam o especial e mostramos como vários aspectos desse novo jeito de viver já estão dentro de nossas casas. Boa leitura!