
– (Divulgação/Oi Futuro)
Pela primeira vez no Rio de Janeiro, as obras do americano Daniel Arsham e do japonês Azuma Makoto ficam expostas no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, até o dia 5 de novembro.

– (Divulgação/Oi Futuro)
Participando da primeira edição da mostra Outras Ideias, que tem curadoria de Marcello Dantas, os artistas criaram duas obras no local. Intitulado Jardim Zen do Futuro, o trabalho de Daniel Arsham teve inspiração na cultura japonesa e envolveu a construção de um jardim zen que emoldura o Pão de Açúcar. Ali, artefatos contemporâneos foram petrificados e enfeitam o espaço.

– (Divulgação/Oi Futuro)
Já Azuma Makoto exibe seu repertório com as plantas no Retângulo de Flores. Composta por espécies cultivadas em um campo aberto, a instalação capturará os estágios de decomposição das flores, que poderão ser vistas de cima graças a plataformas erguidas no local.

– (Divulgação/Oi Futuro)
“Azuma Makoto criou uma forma de arte muito singular, que explora o efêmero das plantas e flores colocadas nos mais variados contextos geográficos. Daniel Arsham explora a simulação do presente projetado no futuro na forma de ruína. Esse contraste entre o que entra em decomposição e o que é o resquício é uma metáfora forte dos nossos tempos”, avalia Marcello Dantas.

– (Divulgação/Oi Futuro)
Simultaneamente a Outras Ideias, o Oi Futuro promove uma mostra com aproximadamente 20 obras dos dois artistas. Entre as esculturas, vídeos e pinturas, está a Box Flower, uma caixa composta por flores montada por Azuma.

– (Divulgação/Oi Futuro)
Confira mais imagens abaixo:

– (Divulgação/Oi Futuro)

– (Divulgação/Oi Futuro)
VEJA TAMBÉM: Tapeçaria de Tomie Ohtake ganha nova versão após incêndio no Memorial da América Latina: