Daniel Arsham e Azuma Makamoto assinam obras no Rio de Janeiro

Participando da mostra Outras Ideias, os artistas criaram instalações que interagem com a natureza e com o cenário carioca

 (Divulgação/Oi Futuro)

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, as obras do americano Daniel Arsham e do japonês Azuma Makoto ficam expostas no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, até o dia 5 de novembro.

 (Divulgação/Oi Futuro)

Participando da primeira edição da mostra Outras Ideias, que tem curadoria de Marcello Dantas, os artistas criaram duas obras no local. Intitulado Jardim Zen do Futuro, o trabalho de Daniel Arsham teve inspiração na cultura japonesa e envolveu a construção de um jardim zen que emoldura o Pão de Açúcar. Ali, artefatos contemporâneos foram petrificados e enfeitam o espaço.

 (Divulgação/Oi Futuro)

Já Azuma Makoto exibe seu repertório com as plantas no Retângulo de Flores. Composta por espécies cultivadas em um campo aberto, a instalação capturará os estágios de decomposição das flores, que poderão ser vistas de cima graças a plataformas erguidas no local.

 (Divulgação/Oi Futuro)

“Azuma Makoto criou uma forma de arte muito singular, que explora o efêmero das plantas e flores colocadas nos mais variados contextos geográficos. Daniel Arsham explora a simulação do presente projetado no futuro na forma de ruína. Esse contraste entre o que entra em decomposição e o que é o resquício é uma metáfora forte dos nossos tempos”, avalia Marcello Dantas.

 (Divulgação/Oi Futuro)

Simultaneamente a Outras Ideias, o Oi Futuro promove uma mostra com aproximadamente 20 obras dos dois artistas. Entre as esculturas, vídeos e pinturas, está a Box Flower, uma caixa composta por flores montada por Azuma.

 (Divulgação/Oi Futuro)

Confira mais imagens abaixo:

 (Divulgação/Oi Futuro)

 (Divulgação/Oi Futuro)

VEJA TAMBÉM: Tapeçaria de Tomie Ohtake ganha nova versão após incêndio no Memorial da América Latina:

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s