Os destaques da Semana de Design de Miami, por Beto Cocenza

O idealizador do BOOMSPDESIGN, que está acompanhando tudo de perto, divide os highlights de Miami

 (@designmiami/Divulgação)

Um dos meus laboratórios de pesquisa, seja ao ar livre, em pavilhões construídos ou temporários, é visitar a Flórida, mais especificamente a cidade de Miami, no mês de dezembro. Há dez anos observo o impacto das mudanças físicas e culturais que ocorrem na cidade provocadas pela arte, arquitetura e design.

Os grandes motores destas mudanças são as feiras Art Basel Miami e Design Miami/. Atualmente mais de 30 feiras acontecem simultaneamente. A Art Basel ocupa 100% do centro de convenções de Miami, já a Design Miami/ acontece em um grande pavilhão provisório em formato de tenda, montado na frente do centro de convenções. A Scope e a Untitled, após anos ocupando espaços alternativos, atualmente são realizadas em tendas gigantescas, montadas sobre as areias da praia de South Miami Beach.

Todos os anos, grandes marcas mundiais, tais como Louis Vuitton, Cartier, Dior, Jaguar, Rolls Royce, Panerai, Krug, entre outras, desenvolvem projetos espetaculares, para clientes com poder aquisitivo estratosférico.

Starlets de muitos calibres seguem para a cidade. Madonna, Lele Pons, Pharell Willians, Leonardo DiCaprio, Catherine Zeta-Jones, entre outros, abrem suas casas de verão, fazem performances para grupos seletos e circulam pelas feiras com seus Art Advisors.

Por essas e outras, Miami torna-se o destino mais cool do planeta durante esta semana. Se você estiver por lá ou for acompanhar pelas redes sociais, seguem algumas das minhas apostas para este ano:

Exposições

Os dois grandes highlights de exposições são do PAMM (Pérez Art Museum Miami) com a Fundação Cisneros que apresentam trabalhos de artistas cubanos.

No PAMM, destaque para a exibição On the Horizon: Contemporary Cuban Art from the Jorge M. Pérez Collection” e John Dunkley – Jamaica – pinturas e entalhes.

View this post on Instagram

Throughout #MiamiArtWeek, artist Elizabet Cerviño is performing “Días de primavera.” Each day Cerviño is macerating piles of flower petals in bowls carved out of small cube sculptures. Each unique grouping of petals and its corresponding cube represents a day of spring—of which there are 92. The performance highlights cycles of transformation, with the diverse colors of the petals and their remains as stains celebrating the climax and decline of spring,—its vibrant beauty and subsequent decay. This work forms part of the exhibition project “On the Horizon: Contemporary Cuban Art from the Jorge M. Pérez Collection.” Performance schedule: Tuesday, Dec. 5, 12pm | Wednesday, Dec. 6, 2pm | Thursday, Dec. 7, 3pm | Friday, Dec. 8, 4pm |Saturday, Dec. 9, 5pm |Sunday, Dec. 10, 10am. #ArtBasel #PAMM

A post shared by Pérez Art Museum Miami (@pamm) on

A Fundação Cisneros é uma instituição privada sem fins lucrativos com sede na Venezuela e em Miami. É focada na melhoria da educação na América Latina, promove a liberdade de expressão e o entendimento multicultural e incentiva o desenvolvimento econômico. Destaque para 03 artistas cubanos que estão expostos lá: Loló Soldevilla, Sandu Darie e Carmen Herrera.

Design

View this post on Instagram

Miami 📸 Paul Tahon

A post shared by Ronan & Erwan Bouroullec (@ronanerwanbouroullec) on

No design, destaque para os Irmãos Bouroullec no Design District. Eles têm uma pegada supercool e dialogam com o conteúdo do Ateliê OI e dos Irmãos Campana. São responsáveis pela Nuage: uma pergola orgânica que traz sombra, abrigo, assentos e charme ao Paseo Ponti no Miami Design District. Como hera que cresce ao longo da rua, a Nuage envolve edifícios e fachadas, criando um relacionamento natural com a arquitetura circundante.

E também para a R&Company. A marca comercializa design brasileiro da década de 1940, 1950 e 1960, entre eles peças de Joaquim Tenreiro e Sergio Rodrigues.

A Memo Brasil vai apresentar peças de Rodrigo Ohtake e Leo Capote.

Galerias

A galeria Victor Hunt Designart Dealer apresenta exposições, entre elas Tom Price, homenageado no BOOMSPDESIGN em 2012.

Friedman Benda é a galeria mais importante de NY, com exposição de GT2P, designers homenageados no BOOMSPDESIGN em 2016 e Zanini de Zanine (designer do ano do BOOMSSPDESIGN em 2014).

Luis Pons (designer homenageado do BOOMSPDESIGN em 2013) é só para colecionador e com horário marcado.

Galerias brasileiras de muito sucesso este ano: Luciana Brito, Galeria Triângulo e Nara Roesler.

Sigam meu instagram @boomspdesign, que teremos muitas novidades em tempo real.

Abraços e nos encontramos no universo cibernético!

Beto Cocenza

Idealizador do BOOMSPDESIGN

 

 

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s