Di Cavalcanti é tema de retrospectiva na Pinacoteca de São Paulo

A mostra será inaugurada no dia 2 de setembro, mês que marca os 120 anos do nascimento do artista carioca

Cena de rua, Emiliano Di Cavalcanti, 1931. Colección MALBA, Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires.

Cena de rua, Emiliano Di Cavalcanti, 1931. Colección MALBA, Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. (Nicolás Beraza/Pinacoteca de São Paulo)

Um dos principais nomes do modernismo brasileiro, Emiliano Di Cavalcanti ganhará a maior exposição feita sobre seu trabalho desde sua morte, em 1976. A mostra retrospectiva No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos será inaugurada na Pinacoteca de São Paulo no dia 2 de setembro – o mês marca os 120 anos do nascimento do artista carioca.

Entre as 200 obras expostas, as pinturas, desenhos e ilustrações são provenientes de coleções públicas e particulares do Brasil, Uruguai e Argentina, além de outros países da América Latina. Com curadoria de José Augusto Ribeiro, a mostra também apresentará aspectos menos conhecidos da trajetória de Di Cavalcanti, como charges, livros e capas de disco.

De acordo com a Pinacoteca, a exposição tem foco na maneira como o artista desenvolveu e tentou fixar uma ideia de arte moderna e brasileira, assim compara o Brasil com a modernidade europeia no começo do século XX.

No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos fica em exposição na Pinacoteca de São Paulo de 2 de setembro a 22 de janeiro de 2018. A visitação acontece de quartas às segundas-feiras, das 10 às 17h30. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia) – crianças com menos de 10 anos e adultos com mais de 60 não pagam. A entrada é gratuita aos sábados.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s