DW 2017: tudo sobre o festival de design que agita as ruas de SP

A 6ª edição da São Paulo Design Weekend reúne 300 eventos em mais de 120 endereços diferentes da capital paulista

O DW! é o maior festival urbano de design da América Latina e um dos maiores do mundo. Em sua 6ª edição, o evento conta com mais de 300 eventos espalhados nos principais endereços do design e do décor em São Paulo. Confira as principais atrações e o que você não pode perder durante o Design Weekend, que agita a cidade entre os dias 09 e 13 de agosto:

Mais verde

A largada para o DW! 2017 começa com a inauguração da revitalização do canteiro central da avenida Brasil. Por iniciativa de Paulo Bacchi, da Artefacto Beach & Country, em parceria com a Prefeitura Regional Pinheiros, 14 paisagistas renovaram os jardins entre as avenidas Rebouças e Nove de Julho. A curadoria é de Angelo Derenze.

Os cerca de 2 km que separam essas duas grandes vias foram divididos em 12 áreas, que ganharam, cada uma, uma identidade diferente. Os paisagistas tiveram liberdade para definir suas próprias intervenções, escolhendo novos desenhos e espécies.

Feiras e mostras

MADE
De casa nova, a MADE (Mercado.Arte.Design) estreia no prédio da Bienal com recorde de expositores. Depois de ocupar o Jockey Club, a quinta edição da feira reúne mais de 100 expositores nacionais e internacionais, entre galerias e designers. Escolhido como fio condutor pela curadoria, o tema “Tramas” vai permear todo o conteúdo, para evidenciar a valorização da conexão entre materiais, formas e o fazer manual das obras.

(MADE/Divulgação)

High Design
A segunda edição da High Design – Home & Office Expo cresceu 30% em relação à sua estreia, no ano passado. Um dos mais completos deste DW!, o evento é misto de feira, mostra, prêmio e congresso, reunindo mais de cem marcas e profissionais em um espaço de 15 mil metros quadrados, no São Paulo Expo.

Assim como no ano passado, o Studio High reúne designers brasileiros celebrados por seu trabalho autoral, em estandes inseridos em um ambiente de descontração. A área de convivência tem café e programação com rápidos talks, sobre os mais variados temas.

Salão Design
O Salão Design é o maior prêmio de design de produto da América Latina. Realizado pelo Sindmóveis Bento Gonçalves desde 1988, tem como objetivo estimular a inovação tecnológica por meio do design e incentivar parcerias entre profissionais, estudantes e indústria. Durante
a High Design, os premiados terão seus trabalhos expostos ao público.

Conad
Organizado pela ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores), o Conad estreia como evento anual. Em sua 10ª edição, o Congresso Nacional de Designers de Interiores, realizado em parceria com a High Design, propõe uma reflexão sobre valores e o futuro. Com curadoria de Monica Barbosa, a programação inclui palestras de Marcella Bricchi, do Istituto Marangoni, e Blanca Lliahnne, da Pantone.

Modernos Eternos
A mostra Modernos Eternos reúne centenas de móveis e objetos que compõem a decoração dos ambientes abertos para visitação e podem ser adquiridos pelos visitantes. O conceito é transmitir ao público a história de peças vintage, antigas e atuais e, ao mesmo tempo, movimentar o mercado. O evento acontece no Shopping Cidade Jardim, no Morumbi.

O espaço de Estela Netto une a rigidez da arquitetura da edificação, característica do modernismo, com a delicadeza da decoração (Gustavo Xavier/Modernos Eternos)

BoomSPDesign
A décima edição do BoomSPDesign acontece entre os dias 7 e 9 de agosto no Lounge Bienal, no parque Ibirapuera. Misturando palestras
com exposições e workshops, o Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte vai homenagear o israelense Dror Benshetrit como “designer do ano”. Para o evento, Dror preparou uma instalação de 3 m de altura, que vai ocupar uma área de cerca de 50 metros quadrados.

Alameda Gabriel Monteiro da Silva

Festas, talks, lançamentos de livros, intervenções urbanas, coleções exclusivas dos designers mais influentes do momento, além de séries de palestras com os mais variados temas marcam a alameda Gabriel Monteiro da Silva durante a 6ª edição DW!. Nos mais de 2.000 metros de extensão, a alameda concentra marcas nacionais e internacionais quando o assunto é decoração e design.

Etel 
Lina Bo Bardi (1914-1992), Etel Carmona, Claudia Moreira Salles e Lia Siqueira. Unidas pela criação de mobiliário, essas quatro brilhantes profissionais protagonizam a mostra “Mulheres À Frente do Design”, em exibição no showroom da marca.

A curadoria é de Lissa Carmona, diretora e curadora da Etel, que selecionou peças inéditas e reeditadas, concebidas pelas designers para compor a casa brasileira. Entre os destaques da exposição: os carrinhos de chá, item icônico do mobiliário moderno e contemporâneo – o da carioca Lia Siqueira será visto pela primeira vez.

Ovoo
A abertura oficial da loja de decoração carioca Ovoo na capital paulista acontece no dia 11, a partir das 17h. Para comemorar, os sócios Adriana Terra, Marlos Fontes e Reinaldo Vido recebem convidados no espaço e na ocasião será apresentada a vitrine, assinada pela dupla de arquitetos Olegário de Sá e Gilberto Cioni, cuja inspiração para a montagem foi a última edição do Salão Internacional do Móvel de Milão.

Kian Tapetes
A Kian Arte em Tapetes, idealizada por Kianoush Ostovari, lança a coleção 2017, composta por mais de 20 peças cuidadosamente garimpadas em países como Índia, Nepal e Irã. A loja apresenta também a exposição “A Arte de Viver Emoções”, conceituada pela produtora visual Tere Salas e
inspirada no mundo equestre, tema já explorado por grandes grifes internacionais de moda e de decoração.

Dunelli
A loja promove o coquetel de lançamento do livro “A Grande Beleza 2ª Edição”, do arquiteto e jornalista Pedro Ariel (dia 10, 20h, somente para convidados). No evento, também será lançada a linha de quadros com fotos selecionadas da publicação. Novidades de decoração e design também serão apresentadas na vitrine criada pelo profissional, que se diferencia por valorizar o design italiano e por revisitar a tendência de linhas retas e elegantes.

Dpot 
A Dpot Objeto reúne novidades de três estúdios de design. A carioca Claudia Moreira Salles estreia na marca com o vaso-castiçal Bem Casado, de
concreto (foto), vidro e madeiras brasileiras. De Belo Horizonte, o estúdio Alva Design traz a série Itá, com vasos torneados de pedra-sabão. Já a paraibana Jacqueline Terpins, radicada na capital paulista, mostra uma linha de vidro inspirada no contraste entre o fogo e o gelo.

By Kamy 
A marca traz a exposição coletiva “Alquimia”, protagonizada pelos artistas Lin Le Cheng, Patrícia Kattan, Walter Goldfarb e Marcelo Borge, em comemoração dos 30 anos de história e trajetória da empresa. A mostra, que conta com mais de 60 obras inéditas, tem curadoria da arquiteta e designer têxtil Francesca Alzati. Cada artista, de diferentes áreas de atuação, resgata as tradições dos processos têxteis ao toque da contemporaneidade.

Ornare
A empresa, referência em armários e móveis de alto padrão, e as embaixadoras da Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade (Arcah), Stella Jacintho e Ale Cozzi, uniram forças para convidar importantes artistas plásticos e designers a desenvolverem obras de arte em superfícies de madeira de 60 cm em formato de coração.

Novo Ambiente
A nova loja da marca recebe o Estúdio Guto Requena para uma noite de cinema e design. Instalada em um projeto assinado por Paulo Mendes da Rocha, a Novo Ambiente fará a sessão no dia 10 de agosto, às 18h30.

Ilha Gabriel
Durante a DW!, a praça da alameda Gabriel Monteiro da Silva, em frente ao showroom da Lepri, será transformada em uma praia paradisíaca no meio de um dos polos de design mais famosos de São Paulo. No espaço, os visitantes poderão relaxar e absorver as boas energias do ambiente criado pela designer Cristina Bárbara. Os revestimentos da Lepri foram escolhidos nas cores e nos tons que remetem a areia e ao mar, tornando o ambiente um refúgio aos visitantes do festival.

D&D Shopping

Artefacto
A marca evidencia em seu showroom a cadeira Vicc, lançamento exclusivo do premiado designer catarinense Jader Almeida. O conceito nasceu da simbiose entre os materiais e proporções – a base de madeira maciça termina e já começa o estofado com encosto ultrafino, em uma linha contínua. Outra novidade é a chaise long Phili, da arquiteta paulistana Patricia Anastassiadis, em diferentes versões.

Dpot
A loja recebe em primeira mão a exposição “Cadeira Bossa: Edição Especial 10 anos”, que celebra uma década do móvel desenhado por Jader Almeida em 2007. São três modelos de madeira maciça ash, fabricados pela Sollos, em diferentes acabamentos, limitados a 300 unidades.

Bed & Design
Para celebrar sua participação na semana de design, o showroom da marca traz um lançamento premium de colchão. O Stallion utiliza crinas naturais de cavalo para proporcionar mais frescor do que os colchões de espuma de poliuretano, pois a passagem de ar entre as camadas é constante, fazendo com que o aparecimento de bolor e de ácaros seja minimizado.

Jardins

Apartamento 61
A casa-galeria especializada em mobiliário do século 20, onde morou o escultor modernista Victor Brecheret, apresenta a exposição “Forma e L’Atelier: Um Recorte do Design Moderno Paulistano”, que propõe, por meio de peças icônicas estabelecer diálogos entre essas duas fábricas dos anos 1950, em São Paulo. A mostra conta com cenografia do escritório de arquitetura MNMA.

Artefacto Beach & Country
O showroom na avenida Brasil inaugura, no dia 6, das 14h às 20h, em evento fechado, a mostra Artefacto Beach & Country. São 15 ambientes assinados por renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas. Com o tema “O Loft do Fashion Designer e Como Vivem”, os profissionais idealizaram ambientes intimistas e com personalidade.

MUMA
A MUMA, loja de design autoral, estreia no DW! com espaço conceito na MADE. A ideia é provocar discussões instigantes, convidar novos talentos, além de apresentar peças novas e exclusivas dos criadores Guilherme Luigi, Oficina Itsu, Fátima Gomes, do estúdio uruguaio Menini Nicola, entre outros.

Paulista

Arauco
A Arauco, líder nas Américas na fabricação de painéis de madeira, promove uma instalação com curadoria de Pedro Ariel Santana e assinada pelo designer Rodrigo Ambrosio. Ela transporta os visitantes ao mundo mágico da floresta.

Labluz
A Labluz promove oficina de personalização de cúpulas (dia 12, 10h30 e 12h) em espaço assinado pela arquiteta e designer de interiores Barbara Jalles, que lança sua linha de luminárias em parceria com a marca que, com mais de 22 anos de história, se transforma em galeria durante o DW!.

Pinheiros

Feira na Rosenbaum
A Feira na Rosenbaum edição DW! 2017 comemora cinco anos, com mais de 17 edições realizadas nesse período. O objetivo do evento, que une também decoração e moda, é utilizar o design para expor toda a beleza e a pluralidade da alma brasileira.

Teo
A Teo homenageia Percival Lafer, arquiteto e designer que marcou o segmento moveleiro no Brasil, por meio da exposição de peças do acervo da loja e do artista. A mostra tem curadoria e cenografia de Teo Vilela e Felipe Hess.

Vila Madalena

Hometeka + Idea!Zarvos
Na Visita ao Apartamento Hometeka Autoral, um imóvel de 158 m², no Edifício Azul e projetado por Isay Weinfeld para Idea!Zarvos será mobiliado com peças de design 100% brasileiro, no mix escolhido pela Proa Arquitetos e que reúne parte do acervo da seção designers brasileiros, do marketplace de decoração da Hometeka.

Westwing
A loja preparou uma série de palestras que acontecerá especialmente no sábado, 12. A programação começa às 14h, com Guilherme Falcão que apresenta “Doze Estratégias Gráficas para 2018”.

Tatuapé

Artefacto 
No showroom da marca, o arquiteto Roberto Spina e a psicanalista Tatiana Patti, com o apoio da Associação de Decoração do Estado de São Paulo (Adesp), apresentam o workshop “Morando em Estado de Arte”, que pretende traçar um paralelo entre arquitetura, design e comportamento.

Projeto Mob
Importante loja de design da zona leste paulistana, a Projeto Mob abriga a exposição “Novos Designers e Semânticas Contemporâneas”, com curadoria do arquiteto Arthur Mansur e Youseef Sleiman. O objetivo da mostra é discutir as novas proposições para o mundo atual e investigar como a nova geração está criando significados e relações por meio de suas obras.

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s