Mostra na Casa de Vidro explora o uso do material na arquitetura

Quatro projetos que têm o vidro como principal elemento ganham destaque na exposição que acontece na casa onde viveu Lina Bo Bardi e seu marido

Casa de Vidro (1949-51), Lina Bo Bardi

Casa de Vidro (1949-51), Lina Bo Bardi (Divulgação/Instituto Bardi)

A Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, é um grande marco arquitetônico. A obra fica localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo (SP) e recebe, a partir do próximo dia 12, a exposição “Casas de Vidro”. A mostra aborda a utilização intensiva do vidro como material para a arquitetura tendo como eixo central a comparação entre quatro emblemáticas casas de vidro modernas: os projetos de Philip Johnson, Charles e Ray Eames e Mies Van Der Rohe nos Estados Unidos, e a residência do casal Bardi no Brasil.

Farnsworth House (1945-47), Mies Van Der Rohe

Farnsworth House (1945-47), Mies Van Der Rohe (Divulgação/Instituto Bardi)

A exposição é uma parceria da AGC Vidros do Brasil com o Instituto Bardi/Casa de Vidro, IAU-USP e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e tem como objetivo oferecer informações da história das quatro casas propondo uma reflexão sobre seus usos. Ao escolherem o vidro como base para esses projetos, os arquitetos criaram outros limites para as obras, já que o material é transparente.

Eames House (1948-49), Charles e Ray Eames

Eames House (1948-49), Charles e Ray Eames (Divulgação/Instituto Bardi)

A mostra conta com imagens de arquivo das quatro casas, estudos e comparações entre os arquitetos, seus métodos de trabalho, referências e a vida de cada um. Além do repertório fotográfico, haverá 12 maquetes produzidas especialmente para o evento. Elas servirão para que as semelhanças e diferenças entre cada projeto possa ser analisada, além de entender seus modos de uso da habitação e suas contribuições para a arquitetura moderna.

Philip Johnson Glass House (1945-47), Philip Johnson

Philip Johnson Glass House (1945-47), Philip Johnson (Divulgação/Instituto Bardi)

Paralelamente às ações do programa educativo durante o período expositivo, o Instituto Bardi também realiza, no dia 11 de outubro, no auditório do MASP (Museu de Arte de São Paulo), um painel de debate, aberto e gratuito, às 19hrs, relacionado à temática da exposição, com mediação de Renato Anelli e a presença dos diretores e curadores das quatro casas de vidro: Sol Camacho (Instituto Bardi/Casa de Vidro), Maurice Parrish (Farnsworth House), Lucia Atwood (Eames Foundation), Hilary Lewis e Scott Drevnig (The Glass House – Philip Johnson).

Casas de Vidro

Quando: 12 de outubro a 4 de março de 2018

Visitação: De quinta a domingo, em horários específicos: 10h15, 11h45, 14h e 15h30

Entrada: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia)

Onde: Casa de Vidro (Rua General Almério de Moura, 200, Morumbi – São Paulo/SP)

Informações: (11) 3744-9902

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s