Galeria de Arte Ipanema comemora 52 anos com nova sede

O edifício tem projeto arquitetônico de Miguel Pinto Guimarães e recebe a exposição "Raro Percurso – 52 anos da Galeria de Arte Ipanema"

Fachada da Galeria de Arte Ipanema

Fachada da Galeria de Arte Ipanema (Divulgação/Galeria de Arte Ipanema)

Para comemorar os 52 anos de atividades ininterruptas, a Galeria de Arte Ipanema abre hoje (28), às 19h, a exposição “Raro Percurso – 52 anos da Galeria de Arte Ipanema”. Na ocasião, haverá também a inauguração da nova sede em edifício com projeto arquitetônico de Miguel Pinto Guimarães.

Cildo Meireles – Descala – 08 desenhos ferruginosos gravados quimicamente em chapas de aço carbono – 50 x 50 cm – 2003

Cildo Meireles – Descala – 08 desenhos ferruginosos gravados quimicamente em chapas de aço carbono – 50 x 50 cm – 2003 (Paulo Scheuenstuhl/Galeria de Arte Ipanema)

Dirigida por Luiz Sève e sua filha Luciana Sève, a Galeria de Arte Ipanema passará a ocupar o andar térreo e metade do primeiro andar da construção de quatro andares e dois subsolos. Ao longo do período de exposição será lançado o livro “Raro Percurso – 52 anos da Galeria de Arte Ipanema” (Barléu) com texto do crítico Paulo Sergio Duarte. “Espero que um jovem que começa sua coleção, um jovem artista ou, mesmo, crítico possam ter uma ideia, embora tênue, do contexto em que nasce a Galeria de Arte Ipanema”, escreve Paulo Sergio Duarte. Para ele, o percurso de Luiz de Paula Sève no mercado de arte e de sua galeria é “coisa raríssima, para não dizer única no Brasil”.

Di Cavalcanti – Brasserie de la Bastille – óleo sobre tela – 81 x 116 cm – 1967

Di Cavalcanti – Brasserie de la Bastille – óleo sobre tela – 81 x 116 cm – 1967 (Paulo Scheuenstuhl/Galeria de Arte Ipanema)

A inauguração da nova sede marca a volta da galeria para o seu tradicional endereço, no número 27 da Aníbal de Mendonça, onde se instalou em 1972. Quando nasceu, em novembro de 1965, estava instalada em um espaço do Hotel Copacabana Palace, com uma exposição com obras de Tomie Ohtake e Manabu Mabe, entre outros. Até chegar à casa da Rua Aníbal de Mendonça, em Ipanema, passou ainda por outros endereços, como o Hotel Leme Palace, no Leme, e a Rua Farme de Amoedo, já em Ipanema.

Amilcar de Castro – Sem Título – Escultura em aço corten – 35 x 40 cm

Amilcar de Castro – Sem Título – Escultura em aço corten – 35 x 40 cm (Paulo Scheuenstuhl/Galeria de Arte Ipanema)

A exposição inaugural marca a relação da galeria com a história da arte por mais de cinco décadas, e a força de seu acervo. A Galeria Ipanema foi uma das precursoras a dar visibilidade ao modernismo, e representou, entre outros, com uma estreita relação, os artistas Volpi (1896-1988) e Di Cavalcanti (1897-1976), e realizou as primeiras exposições de Paulo Roberto Leal (1946-1991) e Raymundo Colares (1944-1986).

Alfredo Volpi – Fachadas – Têmpera sobre tela – 24,2 x 33 cm

Alfredo Volpi – Fachadas – Têmpera sobre tela – 24,2 x 33 cm (Paulo Scheuenstuhl/Galeria de Arte Ipanema)

Com entrada franca, até 23 de dezembro, 60 obras de aproximadamente 50 artistas de várias gerações e diferentes pesquisas serão exibidas na mostra. São expoentes da arte contemporânea e do modernismo, entre eles grandes mestres da arte cinética, do concretismo e do neoconcretismo. Junto a grandes nomes da arte, a exposição também reunirá pinturas de artistas mais jovens, como a norte-americana Sarah Morris (1967), que fez “Banco Aliança [Rio]” (2012) – conhecida por suas pinturas geométricas de cores vibrantes, inspiradas principalmente na arquitetura das grandes metrópoles – e os paulistanos Henrique Oliveira (1973) e Mariana Palma (1979).

Vik Muniz – Self Portrait

Vik Muniz – Self Portrait (Paulo Scheuenstuhl/Galeria de Arte Ipanema)

Exposição “Raro Percurso – 52 anos da Galeria de Arte Ipanema”

Quando: de 29 de novembro a 23 de dezembro de 2017

Horário: 10h às 19h, de segunda a sexta, e das 11h às 15h, aos sábados

Onde: R. Aníbal de Mendonça, 27, Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Entrada franca

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s