Gastronomia japonesa é tema da nova exposição da JAPAN HOUSE

A mostra "Satoyama" é resultado da parceria do fotógrafo brasileiro Sergio Coimbra e do chef de cozinha japonês Yoshihiro Narisawa

Mori no pan spring

Mori no pan spring (Sergio Coimbra/Japan House)

Abre amanhã (19), a nova mostra da JAPAN HOUSE São Paulo: “Satoyama“. A exposição exalta a cozinha japonesa e é resultado da parceria entre o fotógrafo brasileiro Sergio Coimbra e o chef de cozinha japonês Yoshihiro Narisawa, que percorreram diferentes localidades do Japão para retratar a gastronomia local. 80 fotografias, além de objetos e vídeos com curiosidades e relatos de personagens apresentam o que Narisawa define como Satoyama Cuisine – ‘alimento para o corpo e a alma’. A Satoyama é construída com base na origem da cultura dos japoneses, que têm coexistido com a Natureza em terras, montanhas e mares. A exposição tem curadoria de Felipe Ribenboim.

Kokutou no warabimochi matcha youkan

Kokutou no warabimochi matcha youkan (Sergio Coimbra/Japan House)

Durante a mostra, acontece também o pré-lançamento mundial do livro de mesmo nome que será lançado em 2018. As viagens de Coimbra e Narisawa serviram para que eles conseguissem explorar e trazer à tona segredos da culinária japonesa, como o amplo respeito aos alimentos utilizados, sua sazonalidade e seu produtor. Tudo foi captado e documentado pelas lentes do fotógrafo brasileiro que registrou não só os pratos finalizados em releituras de Narisawa, mas também captou a cultura e os hábitos alimentares, os agentes envolvidos nesse processo e as técnicas utilizadas.

Soil Soup

Soil Soup (Sergio Coimbra/Japan House)

Narisawa, que já ganhou duas estrelas do guia Michelin, usa as técnicas gastronômicas tradicionais em produções contemporâneas, aliando pensamentos sobre a alimentação do futuro e a sua sustentabilidade. Reforça a valorização de produtos regionais, como o Koji (um fungo nacional), a utilização do carvão Binchotan, o preparo de cobras, entre outras. Criou um prato intitulado Soil Soup (Sopa de Terra) que, em suas palavras, “expressa a importância do meio ambiente através do que comemos”.

Baby Ayu

Baby Ayu (Sergio Coimbra/Japan House)

Para celebrar a inauguração da mostra, o chef Yoshihiro Narisawa e o fotógrafo Sérgio Coimbra farão juntos uma palestra sobre a gastronomia japonesa, da tradicional à contemporânea, no dia 19/09, às 16h. As vagas são limitadas e as senhas estarão disponíveis uma hora antes na recepção.

SATOYAMA | Yoshihiro Narisawa e Sergio Coimbra

Quando: De 19 de setembro a 12 novembro

Onde: JAPAN HOUSE São Paulo (Avenida Paulista, 52, segundo andar – São Paulo/SP)

Horário de funcionamento: Terça-feira à Sábado, das 10h às 22h | Domingos e feriados: das 10h às 18h

Entrada gratuita

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s