Irmãos Campana são tema de exposição no Museu Oscar Niemeyer

A exposição inédita idealizada pelo MON traz peças icônicas da trajetória de mais de 30 anos da dupla de designers

Os irmãos Fernando e Humberto Campana criaram em 1983 o Estúdio Campana e ficaram famosos pelo design de mobiliário com peças intrigantes. Também se destacaram no design de interiores, na arquitetura, paisagismo, cenografia e moda. Seus trabalhos trazem a ideia de transformação, de reinvenção e integram o artesanato com a produção em massa. Suas peças já foram expostas em museus como o MoMa, em Nova York e o Centre Georges Pompidou, em Paris.

 (Emilio Tremolada/Irmãos Campana)

Hoje (27), às 19h, o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR), inaugura a mostra “Irmãos Campana” e apresenta a trajetória de mais de 30 anos da dupla. A produção é do próprio museu e acontece em um espaço de 1500 metros quadrados. A cenografia foi criada especialmente para a exposição e a ambientação é dos próprios designers Fernando e Humberto Campana que apresentam cerca de 130 obras suas. “Concebemos toda uma cenografia para dialogar com a arquitetura do Niemeyer. Ele foi uma das pessoas que exerceu grande influência no nosso trabalho”, diz Humberto Campana.

A mostra contará com obras icônicas como as poltronas Vermelha (1998), Favela (2003) e Corallo (2003), produzidas pela empresa italiana Edra; além de peças do início da carreira, como as cadeiras da coleção Desconfortáveis (1989); até trabalhos mais recentes, como a inédita linha de móveis Assimétrica (2017), produzida pela Tok&Stok. Peças representadas por galerias internacionais, incluindo Friedman Benda Gallery e Firma Casa também farão parte da mostra, assim como outras obras licenciadas por empresas internacionais e nacionais, tais como A Lot of Brasil, Alessi, Edra, Grendene, Lacoste, Lasvit, Louis Vuitton, Skitsch, entre outras.

 (Emilio Tremolada/Irmãos Campana)

“É uma grande alegria receber a mostra dos Irmãos Campana, que vem cada vez mais fortalecer essa característica do Museu Oscar Niemeyer de trabalhar com design, arte e arquitetura. É uma exposição imperdível”, comenta o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani. Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON ressalta que idealizar e executar esta exposição demonstra a capacidade de ousar e realizar do museu que comemora em 2017 15 anos de atividades.

“O foco é mostrar como os Irmãos trabalham, tendo como linha curatorial a diversidade de materiais utilizados em suas obras. Eles realizam uma intensa pesquisa neste aspecto, que foi disposta de forma cronológica na mostra, de modo que o visitante poderá ter uma ideia do histórico das matérias-primas utilizadas. A decisão por esta linha curatorial foi natural dentro do trabalho deles, pois com os Irmãos Campana o design nasce a partir do material e não a partir de um desenho”, analisa a curadora Consuelo Cornelsen.

 (Emilio Tremolada/Irmãos Campana)

Irmãos Campana

Onde: Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba (PR)

Quando: de 27 de abril a 20 de agosto, de terça a domingo

Quanto: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Nas quartas a entrada é franca. Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita todos os dias.

 (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.