MASP celebra 70 anos com intensa programação para outubro

Neste domingo (1), o Museu de Arte de São Paulo ocupará o Vão Livre com shows de músicos independentes, oficinas e diversas atividades gratuitas!

Vista externa do MASP, na avenida Paulista, 2015.

Vista externa do MASP, na avenida Paulista, 2015. (Eduardo Ortega/MASP)

Uma das mais importantes instituições culturais brasileiras e cartão postal da cidade de São Paulo, o Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) faz aniversário na próxima segunda-feira, 2 de outubro.  Nesta data, o museu completará 70 anos desde sua primeira inauguração, quando ocupava um andar com 1000 metros quadrados na sede dos “Diários Associados”, propriedade do empresário Assis Chateaubriand. O volume do acervo e a ampliação das atividades passou a demandar mais espaço e equipamentos adequados. Assim, a arquiteta Lina Bo Bardi foi chamada para projetar um edifício em um terreno na Avenida Paulista, onde antes era ocupado pelo belvedere Trianon. O Masp foi reinaugurado, então, em 1968.

Lina Bo Bardi na construção do MASP na avenida Paulista ao lado de protótipo do cavalete de cristal com reprodução de O Escolar (O filho do carteiro – Gamin au Képi) (1888), de Vincent van Gogh, década de 1960.

Lina Bo Bardi na construção do MASP na avenida Paulista ao lado de protótipo do cavalete de cristal com reprodução de O Escolar (O filho do carteiro – Gamin au Képi) (1888), de Vincent van Gogh, década de 1960. (Lew Parrella/MASP)

Para a comemoração deste septuagenário, o museu oferecerá, ao longo de todo o mês de outubro, uma intensa programação gratuita, com shows, oficinas, visitas, palestra, seminário e filmes.

Amanhã, (1° de outubro), o Vão Livre do museu será ocupado, a partir das 11h, com shows de músicos independentes. Estão confirmadas as apresentações de Juçara Marçal, Paulinho Tó, e a banda Teto Preto. Desde as 10h, públicos de todas as idades poderão participar de diferentes oficinas gratuitas de jogos e brincadeiras, sempre com viés artístico e lúdico. Haverá ainda visitas especiais ao acervo do Masp, tanto para crianças quanto adultos. Além disso, uma estação de serigrafia e impressão estará disponível para que os visitante possam customizar peças de roupas e artigos pessoais.

 (Brincantes Urbanos/MASP)

Na segunda-feira (2), dia oficial do aniversário, o Masp estará aberto e terá entrada gratuita e horário de visitação estendido, das 10h às 22h. A partir das 19h, serão abertas, excepcionalmente, as persianas das janelas do 2° andar. Esse feito propiciará aos visitantes a chance rara e histórica de presenciar os cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi emoldurando não só as obras do museu, como também a própria cidade. A última vez que isso aconteceu foi em dezembro de 2015.

Vista da Pinacoteca do MASP, 2015.

Vista da Pinacoteca do MASP, 2015. (Eduardo Ortega/MASP)

No restante do mês, a instituição trará uma série de eventos culturais, que tomarão espaço em sua estrutura. Visitas especiais sobre a história, arquitetura e acervo do museu, ciclo de palestras sobre artistas mulheres, oficinas para o público infantil, concertos, clube de leitura e seminário sobre tópicos relacionados à África farão parte do cronograma.

O Masp encerra as atividades de seus 70 anos recebendo a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com exibições gratuitas no Vão Livre, de 23 a 28 de outubro, a partir das 19h30.

As inscrições para as atividades poderão ser feitas presencialmente, no dia de cada evento, até 2 horas antes do início das atividades. Ingressos para o concerto OSESP MASP já estão à venda no site ingressorapido.com.br.

Veja também: Tapeçaria de Tomie Ohtake ganha nova versão após incêndio no Memorial da América Latina

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s