
Vista externa do MASP, na avenida Paulista, 2015. (Eduardo Ortega/MASP)
Uma das mais importantes instituições culturais brasileiras e cartão postal da cidade de São Paulo, o Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) faz aniversário na próxima segunda-feira, 2 de outubro. Nesta data, o museu completará 70 anos desde sua primeira inauguração, quando ocupava um andar com 1000 metros quadrados na sede dos “Diários Associados”, propriedade do empresário Assis Chateaubriand. O volume do acervo e a ampliação das atividades passou a demandar mais espaço e equipamentos adequados. Assim, a arquiteta Lina Bo Bardi foi chamada para projetar um edifício em um terreno na Avenida Paulista, onde antes era ocupado pelo belvedere Trianon. O Masp foi reinaugurado, então, em 1968.

Lina Bo Bardi na construção do MASP na avenida Paulista ao lado de protótipo do cavalete de cristal com reprodução de O Escolar (O filho do carteiro – Gamin au Képi) (1888), de Vincent van Gogh, década de 1960. (Lew Parrella/MASP)
Para a comemoração deste septuagenário, o museu oferecerá, ao longo de todo o mês de outubro, uma intensa programação gratuita, com shows, oficinas, visitas, palestra, seminário e filmes.
Amanhã, (1° de outubro), o Vão Livre do museu será ocupado, a partir das 11h, com shows de músicos independentes. Estão confirmadas as apresentações de Juçara Marçal, Paulinho Tó, e a banda Teto Preto. Desde as 10h, públicos de todas as idades poderão participar de diferentes oficinas gratuitas de jogos e brincadeiras, sempre com viés artístico e lúdico. Haverá ainda visitas especiais ao acervo do Masp, tanto para crianças quanto adultos. Além disso, uma estação de serigrafia e impressão estará disponível para que os visitante possam customizar peças de roupas e artigos pessoais.

– (Brincantes Urbanos/MASP)
Na segunda-feira (2), dia oficial do aniversário, o Masp estará aberto e terá entrada gratuita e horário de visitação estendido, das 10h às 22h. A partir das 19h, serão abertas, excepcionalmente, as persianas das janelas do 2° andar. Esse feito propiciará aos visitantes a chance rara e histórica de presenciar os cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi emoldurando não só as obras do museu, como também a própria cidade. A última vez que isso aconteceu foi em dezembro de 2015.

Vista da Pinacoteca do MASP, 2015. (Eduardo Ortega/MASP)
No restante do mês, a instituição trará uma série de eventos culturais, que tomarão espaço em sua estrutura. Visitas especiais sobre a história, arquitetura e acervo do museu, ciclo de palestras sobre artistas mulheres, oficinas para o público infantil, concertos, clube de leitura e seminário sobre tópicos relacionados à África farão parte do cronograma.
O Masp encerra as atividades de seus 70 anos recebendo a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com exibições gratuitas no Vão Livre, de 23 a 28 de outubro, a partir das 19h30.
As inscrições para as atividades poderão ser feitas presencialmente, no dia de cada evento, até 2 horas antes do início das atividades. Ingressos para o concerto OSESP MASP já estão à venda no site ingressorapido.com.br.
Veja também: Tapeçaria de Tomie Ohtake ganha nova versão após incêndio no Memorial da América Latina