Parte da segunda edição da Jornada do Design Italiano no Mundo, o Museu da Casa Brasileira (MCB) apresenta desde o dia 1º de março a exposição Vivere alla Ponti – maneiras de morar e trabalhar de Gio Ponti, sobre um dos mais influentes arquitetos da história italiana, Gio Ponti (1891 – 1979)
Através de vídeos, fotografias de arquivos, móveis e reproduceões de desenhos inéditos, os curadores Francesca Molteni e Franco Raggi retratam a relação íntima que o artista desenvolvia com seus projetos arquitetônicos: das casas em Milão desenhadas para viver com a família até o Palazzo de Montecatini, que abriga os famosos escritórios da Pirelli.

Arranha-céu Pirelli na Piazza Duca D’Aosta – Gio Ponti, 1956 (Divulgação/Gio Ponti Archives)
Com uma obra eclética e repleta de referências dicotômicas e às vezes até opostas, Gio Ponti formou-se no Politecnico di Milano como arquiteto. Durante sua vida, construiu em 13 países, trabalhou para 120 empresas diferentes, editou e produziu mais de 560 exemplares de revistas e foi professor em 24 países.

Máquina de café La Cornuta – Gio Ponti, 1948. (Divulgação/Gio Ponti Archives)
Como designer industrial, desenhou peças à frente de seu tempo. A Itália dos anos 1930 movia-se pelo funcionalismo, que inspirou parte dos trabalhos de Ponti na arquitetura, mas foi colocado de lado pelo artista em alguns trabalhos em que prezava o lado estético do design. Além disso, escreveu poesias, pintou quadros e trabalhou em projetos com características modernas até seus 80 anos.

Trabalhos em cerâmica de Gio Ponti em 1935. (Divulgação/Gio Ponti Archives)
A mostra chega ao MCB depois de passar por Milão, Roma, Veneza e Londres. As obras apresentadas foram idealizadas entre 1935 e 1970 e incluem poltronas, mesas de centro, cadeiras e estantes, algumas usadas pela própria família do artista.
Vivere alla Ponti – maneiras de morar e trabalhar de Gio Ponti fica em cartaz no Museu da Casa Brasileira até dia 15 de abril.

Cadeira com encosto inclinado para Cassina – Gio Ponti, 1949. (Divulgação/Gio Ponti Archives)
Vivere alla Ponti – maneiras de morar e trabalhar de Gio Ponti
Museu da Casa Brasileira – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705
Data: De 1 de março a 15 de abril
Horários: De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos