Museu do Amanhã completa 2 anos com programação especial

Com novas exposições, o espaço lançará um projeto de inteligência artificial na terça-feira, 19

 (Bernard Lessa/Divulgação)

Uma das âncoras do projeto de revitalização Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã completou dois anos no último dia 17 de dezembro. O local – o primeiro projeto do celebrado arquiteto espanhol Santiago Calatrava no Brasil – preparou uma agenda especial, com atividades no final de semana de seu aniversário, duas novas exposições e o lançamento de um projeto de inteligência artificial.

O Museu, que venceu, em março deste ano, o Prêmio Internacional Mipim Awards na categoria “Construção verde mais inovadora”, tem foco na ciência e na ligação entre passado, tendências do presente e possibilidades do futuro.

A primeira das novas exposições, +Memórias traz uma retrospectiva fotográfica da agenda do Museu nos últimos dois anos. Acontece até 18 de fevereiro. Já Mundos Invisíveis – Mostra de Arte Científica Brasileira conta com o apoio do coletivo ArtBio e convida os visitantes a observar tecidos de pequenos animais ampliados em até mil vezes em dois microscópios, que ficam no espaço até 7 de janeiro.

Programado para inaugurar no dia 19 de dezembro, o projeto IRIS+ é a primeira extensão da Exposição Principal e tem base na inteligência artificial. Construído com IBM Watson, o assistente cognitivo tem como objetivo aprofundar a experiência dos visitantes, respondendo perguntas e também formulando questões.

“Após motivar uma reflexão ao longo da mostra sobre a atual época geológica em que vivemos, o Antropoceno, a intenção com a IRIS+ é encorajar o visitante a pensar sobre seu papel na sociedade e a agir para um amanhã mais consciente, tolerante e sustentável”, o Museu explica.

Confira, no vídeo abaixo, mais detalhes sobre o IRIS+:

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s