Sergio Rodrigues é tema de livro sobre mobiliário brasileiro

Com foco no processo de criação e desenvolvimento das peças do designer, a obra será lançada hoje (14), na Loja Dpot

 (Fernando Lemos/CASA CLAUDIA)

Acontece hoje (14), o lançamento do livro Sergio Rodrigues / Designer, que contextualiza a produção do designer dentro do movimento modernista de 1950. Com organização de Baba Vacaro e Fernando Mendes, a obra reúne rabiscos, desenho e projetos de Sergio, conhecido como “o criador do móvel moderno brasileiro”, com o objetivo de analisar essas criações sob o cenário de modernização do mobiliário nacional.

 (Sergio Rodrigues/CASA CLAUDIA)

“Sergio Rodrigues / Designer”, da BEĨ Editora, não é uma biografia, mas sim, um estudo histórico, em que Sergio é posicionado como personagem principal na narrativa – com razão. Com ensaio fotográfico de Fernando Laszlo, a obra aborda a importância do conhecimento que o designer detinha dos meios de fabricação e de representação, os detalhes construtivos, o móvel no espaço arquitetônico e também a presença da figura humana.

 (Divulgação/Revista CASA CLAUDIA)

Exemplo disso é a poltrona Mole, ícone do design brasileiro. O móvel foi concebido a partir de uma ideia muito simples: o conforto. Sergio gostava de criar personagens e imaginar histórias para cada peça, e redesenhava o produto à luz dessas invenções.

Poltrona Mole 57, edição limitada em comemoração aos 60 anos do móvel, na loja da dpot na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo (SP)

Poltrona Mole 57, edição limitada em comemoração aos 60 anos do móvel, na loja da dpot na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo (SP) (Gabriel Chiarastelli/dpot)

Sergio se definia como um desenhista de móveis de madeira, mas sua abordagem, que unia intuição e afetividade à investigação de questões de uso, forma e adequação ao espaço arquitetônico, fez dele um designer no sentido pleno do termo.

SERVIÇO

Lançamento do livro Sergio Rodrigues / Designer

Local: Loja Dpot – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 479. São Paulo – SP

Data: 14/12/2017

Horário: 18h às 21h

Aberto ao público.


 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s