A 13ª edição do Festival Internacional de Arte de São Paulo, a SP-Arte abriu as portas no Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera no dia 5 de abril e permanece aberta ao público até o dia 9. Este ano, mais de 150 galerias do Brasil e do mundo estão participando, incluindo projetos de design e arquitetura. Nós já marcamos presença na feira e trouxemos o que vimos de mais interessante. Confira!
Hugo França

“Chaise Dalji” de Hugo França. (Divulgação/Hugo França)
Para a feira deste ano, o designer Hugo França traz 15 obras inéditas, com várias formas e tamanhos, todas criadas a partir de resíduos de madeira, em especial de um pequi de 1200 anos de vida. Com o conceito de “esculturas mobiliárias”, o trabalho nasce com um diálogo criativo entre o designer e a matéria-prima, criando peças únicas.
Mekal

Cadeira Boomerang exposta pela Mekal. (Divulgação/Mekal)
Usando o design como uma ferramenta estratégica, a Mekal traz para a SP-Arte móveis usando inox sustentável. Destaque para a cadeira Boomerang, com assento e encosto em couro assinado por Bruno Colella. Além disso, eles trouxeram um bicicletário idealizado em conjunto com a Prototyp&.
Zipper Galeria

Foto so ensaio Zoo de João Castilho. (Divulgação/Zipper Galeria)
Com mais de 15 artistas representados e exibidos, a Zipper Galeria participa da feira tanto com quadros e esculturas quanto com fotografias. Entre os muitos trabalhos inéditos ou já conhecidos, há fotos de João Castilho do ensaio Zoo (foto), que já foi premiado com o Prêmio Conrado Wessel de Arte.
Irmãos Campana

Buffet Quebra-Cabeça assinado pelos Irmãos Campana e Saccaro. (Divulgação/Irmãos Campana)
Este ano, os Irmãos Campana aparecem na SP-Arte em parceria com a Saccaro, assinando o protótipo Buffet Quebra-Cabeça. Feito com madeira e fragmentos de mármore marrom imperial, a ideia é investigar o hibridismo entre o vegetal e o mineral.
Bancos Indígenas do Brasil

Banco da coleção BEI. (Divulgação/SP-Arte)
Este ano, a mostra traz algumas peças dos 200 bancos de madeira produzidos por diferentes tribos indígenas para a coleção BEI. Resgatando um costume tradicional dos índios, as obras trazem tanto peças zoomórficas quanto bancos tradicionais decorados com grafismos e entalhes representando cada cultura.
VEJA MAIS: Etel Carmona e carlos Vergara expõem em conjunto na SP-Arte 2017
Carbono Galeria

Obra de Túlio Pinto. (Divulgação/Carbono Galeria)
A Carbono Galeria trouxe para a feira 31 artistas. Entre peças móveis e estáticas, a galeria traz lançamentos exclusivos e peças de destaques de outras exposições, como o trabalho de Túlio Pinto.
Ary Perez

Mesa de jantar e cadeiras pertencentes à coleção “Mangues” de Ary Perez. (Divulgação/Ary Perez)
O designer e cenógrafo Ary Perez traz para a SP-Arte a sua primeira coleção de móveis e objetos, intitulada Mangues. Com 28 peças, as raízes aéreas e os caranguejos são as estrelas da coleção, trazendo a riqueza e a complexidade desse ecossistema abundante no Brasil.
Japan House

Obra de Yayoi Kusama, uma dos artistas expostos pela Japan House. (Divulgação/Japan House)
Ocupando o maior espaço individual da SP-Arte, a Japan House antecipa o conceito do Centro Cultural que está sendo construído na Avenida Paulista. O espaço traz sete galerias, 21 obras e 15 artistas japoneses para compor a exposição “Entre pólos – a arte contemporânea do Japão”, com esculturas, pinturas e instalações, representando tanto o lado tecnológico quanto tradicional do país.
By Kamy

Tapeçaria da By Kami para a SP-Arte 2017 com a obra “Abaporu” de Tarsila do Amaral (Divulgação/By Kamy)
Este ano, a By Kamy traz para a SP-Arte tapeçarias inspiradas na artista Tarsila do Amaral. Em parceria com a Tarsilinha, neta da renomada modernista, obras como Abaporu e Morro de Favela, ganharam releituras em tapetes feitos à mão e em três tamanhos diferentes. Cada peça é única e tem como objetivo promover a expansão da arte nacional.
Perrier-Jouët

Estande da Perrier-Jouët na SP-Arte (Divulgação/Perrier-Jouët)
Inspirado em um jardim secreto, a Perrier-Jouët, em parceria com a 1-18 Project Design, traz para a SP-Arte uma estrutura de pergolado de ferro, com paredes de ciprestes e folhagens de heras e melindres, para o seu estande.
VEJA MAIS