A ideia de homenagear Tarsila do Amaral com um memorial em Capivari aconteceu depois de um projeto realizado no ano de 2016, em mais de 30 escolas do município, em que os alunos desenvolveram releituras de obras famosas da artista modernista. Após uma mostra com todas as obras dos alunos, a Secretaria de Cultura e Turismo da cidade decidiu instalar, no prédio da antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana, uma galeria com mais de 100 peças, entre documentos, fotos e pinturas.
Veja também: Mostra de Tarsila do Amaral chega ao MoMA em fevereiro

– (Divulgação/Secretaria de Cultura e Turismo de Capivari)
Parte do acervo do espaço, inaugurado no dia 22 de fevereiro, inclui as releituras feitas pelos alunos e também obras de artistas locais inspiradas nos traços de Tarsila. Além disso, a galeria conta com exposição permanente com informações inéditas sobre a artista – uma cópia da certidão de nascimento e um livro com dedicatória dela são o destaque da exibição. No local, computadores foram abastecidos com um rico conteúdo que expõe as várias fases da vida dessa pioneira do modernismo brasileiro.

– (Divulgação/Secretaria de Cultura e Turismo de Capivari)
Galeria Tarsila do Amaral
Local: Avenida Cândido Motta, 18, Bairro Estação. Capivari – SP.
Horários: De terça e quarta-feira, das 12h às 17h e das 18h às 21h; de quinta e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 18h.