Time de designers brasileiros expõe no MUDE, em Lisboa

Exposição no MUDE explora e celebra o design nacional na Europa entre os dias 23 de setembro e 31 de dezembro

Devido à falta de tradução na língua portuguesa, tanto portugueses como brasileiros se servem da palavra design para falar sobre processo criativo. Quando, há dois anos, o MUDE (Museu do Design e da Moda), em Lisboa, organizou a exposição Como se pronuncia design em português, que fazia um levantamento de 100 anos do mobiliário em Portugal,  deixou intencionalmente a interrogação em aberto, para mostrar, agora, a cultura criativa do Brasil contemporâneo. A mostra inaugura no dia 23 de setembro e fica em cartaz até 31 de dezembro.

 (Fernando Jaeger Atelier/Divulgação)

Neste ano, a mostra Como se pronuncia design em português – Brasil Hoje apresenta cerca de 50 projetos de autores, estúdios e coletivos que exploram e celebram o design nacional. O paulistano Fernando Jaeger é um dos expositores. Com seu trabalho no radar dos europeus, o designer apresenta uma sala de estar com peças da sua loja Pronta Pra Levar.

Rodrigo Calixto, designer e carpinteiro do Rio de Janeiro, criou a Xiloteca Brasilis para homenagear a diversidade e a riqueza da madeira brasileira. Todos os cubos deste objeto de parede têm a mesma forma e tamanho. Mas como não há uma espécie igual, cada cubo tem uma densidade, peso e aroma únicos. Criando uma relação duradoura com o proprietário de cada xiloteca, Calixto compromete-se a preencher as suas prateleiras com cubos de espécies raras, muitas de corte hoje proibido – incluindo o Pau Brasil –, à medida que resgata tábuas de obras e demolições.

 (MUDE/Divulgação)

Confira a programação completa aqui.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s